[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A 66ª Exposição Agropecuária de Sergipe (Expoese), que terminou domingo, 18, conseguiu atrair mais de 40 mil visitantes ao Parque de Exposição João Cleophas, em Aracaju. Participaram do encerramento e da entrega de troféus aos animais premiados, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, o presidente do Deagro, Jeffeson Feitosa, o secretário da Fazenda, Nilson Lima, diretores do Banco do Estado de Sergipe (Banese), criadores e representantes de instituições que compõem o sistema agrícola estadual.

Durante os oito dias de funcionamento, a Expoese recebeu uma média de mais de 5 mil visitas diárias. Segundo o coordenador estadual de eventos agropecuários, Carlos Augusto Perreira da Silva, essa é a maior e mais importante exposição do Estado. Este ano, os negócios giraram em torno de R$ 1,3 mil. "O nosso objetivo foi reunir e verificar, pelas apresentações dos animais, os índices de desenvolvimento da agropecuária sergipana, a fim de avaliar o seu processo e submetê-los à apreciação do público", explica Carlos Augusto.

Os animais que estiveram em evidência neste ano foram os bovinos que participaram do Torneio Leiteiro. A Grande campeã foi a vaca Califórnia, do agricultor familiar do município de Nossa Senhora da Glória, José Roberto de Oliveira. O animal produziu durante todo o torneio um total de 150.304 quilos de leite, representando uma média de 50.101 quilos diários.

Já a reservada campeã foi a vaca Babalu, do pecuarista Givaldo Matias, que produziu 138.833 quilos e em terceiro lugar ficou a vaca Priscila, do proprietário Ginaldo Barreto, que produziu 129.234 quilos. "A escolha do gado de leite ocorreu porque ao longo do ano, ele vem ganhando espaço e despertando interesse dos compradores porque o leite vem tendo uma valorização muito grande no preço", informou Carlos Augusto.

Fechamento

Na solenidade de encerramento, o representante da Federação da Agricultura do Estado, Arnaldo Dantas, ressaltou a importância da parceria entre o Estado de Sergipe e os criadores. Logo em seguida, o secretário da Agricultura, Paulo Viana, expressou a preocupação do Governo em manter o rebanho sergipano fora da rota da Febre Aftosa.

"É uma preocupação do Governo do Estado que o nosso gado não corra nenhum risco de contaminação, por isso foi montado um esquema de prevenção que impeça que qualquer doença atinja os animais. Sergipe está livre da Febre Aftosa há 12 anos e vai continuar assim, pois nós temos um trabalho voltado à tecnologia, e o objetivo é sempre propiciar o que existir de melhor para os nossos criadores", explicou o secretário.

A Expoese contou com aproximadamente 800 animais entre bovinos, eqüinos caprinos e ovinos e mais de 130 expositores. Entre eles, os que mais se destacaram foram: Ricardo Galote (gado de corte), Lafayete Franco Sobral e Eduardo Silveira Sobral Filho (gado de leite), Diego Vasconcelos (ovinos e caprinos) e Flaviano Almeida Santos (eqüinos).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.