[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) assinou na terça-feira, 13, um convênio com o Centro do Teatro do Oprimido (CTO). O convênio terá a duração de um ano e vai criar uma rede de multiplicadores de cultura em Sergipe. A assinatura ocorreu no Centro de Criatividade.

"Sergipe está vivendo um momento de efervescência, de retomada do teatro. A assinatura desse convênio vai coroar esse momento histórico. O convênio não teria sentido não fosse a mobilização dos grupos de teatro sergipanos", disse o secretário de Cultura, Luiz Alberto dos Santos.

A Secretaria de Cultura dará o apoio e a infra-estrutura para a realização do convênio. "Daremos o apoio logístico durante os cursos e monitoramentos, que inclui hospedagem, transporte, alimentação e espaços. Mas isso representa um custo muito pequeno diante do impacto que tem a formação da rede de multiplicadores e de novos atores e atrizes".

O Teatro do Oprimido é uma metodologia teatral brasileira, sistematizada pelo teatrólogo Augusto Boal, que busca estimular a postura ativa e protagônica em seus espectadores, ao representar problemas reais e convidá-los a apresentar alternativas que mudem o rumo das coisas através da improvisação. Segundo Bárbara Santos, coordenadora nacional do Teatro do Oprimido, as vagas serão para coletivos e não para indivíduos. "Quem vier ao curso tem que ser representante ou de um grupo de teatro ou de uma organização sócio-cultural, já estando vinculada a um coletivo", explicou Bárbara.

O curso ocorrerá em etapas. Depois de conhecerem a técnica do Teatro do Oprimido, os participantes farão um curso de aprofundamento (estética do oprimido) e montarão uma peça de teatro-fórum, que representará a vida das pessoas das comunidades. "Isso serve para que entendamos como essas pessoas vivem, os seus problemas e que soluções poderíamos encontrar para eles", comentou Bárbara.

Em seguida virá um seminário de avaliação e uma Mostra Sergipana de Teatro do Oprimido. Para fechar, uma mostra regional ocorrerá envolvendo Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.