[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu na manhã desta segunda-feira, 12, as obras da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Os trabalhos de terraplanagem, pavimentação, construção de passeios, estacionamento e calçadas foram entregues pela Secretaria de Estado da Infra-estrutura (Seinfra). O secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho percorreu o prédio e conferiu de perto todos os reparos internos solicitados pelos técnicos da SES.

Um deles foi a colocação de estantes na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), que não constavam no projeto original. De acordo com o secretário, as adaptações devem melhorar a atuação diária dos profissionais, mas ainda não correspondem às reais necessidades de uma unidade hospitalar do porte da maternidade. "Herdamos um equipamento cheio de falhas e fizemos o possível para melhorá-lo, sem que o atendimento ao público seja comprometido", explicou Rogério.

A visita também foi acompanhada pela imprensa, gestores e funcionários da Maternidade Hildete Falcão, que serão transferidos para a Nossa Senhora de Lourdes. Todos observaram os agravantes deixados na estrutura entregue pela Organização Mundial da Família (OMF) e que não podem ser alterados por conta de uma série de complicações físicas, a exemplo de armários pequenos, salas reduzidas para setores importantes como o laboratório e farmácia, além da falta de espaço nas pias da cozinha para a lavagem de caldeirões industriais.

Obras

As obras de infra-estrutura da unidade de saúde foram realizadas pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), que concluiu a pavimentação das vias internas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes no último sábado, 10. As equipes do DER retiraram todo o material inadequado que havia no local para refazer quase todo o trabalho de terraplanagem e pavimentação.

Para executar o serviço de pavimentação nos 1.925 metros quadrados de área, o DER disponibilizou maquinários como retroescavadeira, caminhões e rolos compactadores. No local, foram aplicadas 200 toneladas de massa asfáltica.

Funcionamento

Com o cumprimento desta etapa, já foram iniciados os processos de limpeza e posteriormente acontecerá a testagem final dos equipamentos hospitalares e desinfecção total do ambiente. Rogério Carvalho estabeleceu um prazo de 15 dias para que tudo seja preparado e a maternidade entre em funcionamento. "No próximo dia 26, começaremos a receber a demanda direcionada à Maternidade Hildete Falcão. Nossa meta é esvaziar os leitos por completo evitando a transferência das pacientes já internadas e a conseqüente manifestação de bactérias", explicou.

Segundo o diretor da Maternidade Hildete Falcão, George Caldas, os serviços serão cuidadosamente repassados para a nova unidade com a ajuda da Maternidade Santa Isabel. "Teremos uma equipe preparada para fazer o encaminhamento das gestantes e analisar todos os casos estabelecendo a triagem de acordo com o perfil de baixo, médio e alto-risco", informou George.

Após o esvaziamento total da Hildete Falcão, a SES irá iniciar uma grande reforma no prédio, que será reaberto posteriormente para ampliar a oferta de vagas na capital e garantir melhores acomodações às gestantes sergipanas.

Nossa Senhora de Lourdes

A maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi entregue pela gestão anterior em dezembro do ano passado, ainda sem grande parte das adequações e equipamentos necessários. A unidade de saúde possui 72 leitos maternos, 18 leitos para Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIn), 20 leitos de Unidade Intermediária Semi-Intensiva e seis Unidades Externas para atender recém-nascidos cujos partos não foram realizados na unidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.