Ações emergenciais da Deso no sertão garantem abastecimento
As intervenções emergenciais desencadeadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) nos municípios afetados pelos problemas na adutora do Alto Sertão começaram a ser sentidas pela população desde a última quinta-feira, 8. A Deso reprogramou toda a operacionalização do Sistema Integrado do Alto Sertão (que inclui as adutoras Sertaneja e a Alto Sertão) para compensar a insuficiência no bombeamento da água. Esta insuficiência foi provocada pela condição de precariedade em que foram deixadas as adutoras, que além de não receberem a manutenção adequada nos últimos anos também sofreu com o crescimento populacional na região sertaneja e do semi-árido sergipano.
Outra medida adotada pela Deso para vencer os problemas apresentados pelo sistema adutor no sertão foi a colocação de carros-pipa para reforçar o abastecimento nas cidades afetadas pelo problema, principalmente Frei Paulo e Pinhão. "Embora não seja a solução para o problema, o carro-pipa auxilia numa situação de emergência como nas últimas semanas", disse o gerente da Unidade de Negócios do Sertão, José Gabriel de Almeida.
Em Frei Paulo, desde o início da manhã de quinta-feira, 8, a Deso efetivou um programa de manobras na cidade e está conseguindo abastecer vários pontos da cidade, como as ruas Antônio Dalton, Padre João Lima e Augustinho Carvalho. Em Pinhão, onde a situação foi mais delicada, praticamente toda a cidade está sendo abastecida, embora ainda haja dificuldades para atender todos os povoados, devido às condições específicas de cada localidade. "Estes dois municípios podem ser tomados como exemplo das medidas adotadas pela Deso. É bom frisar que o problema não foi resolvido em definitivo, mas as ações executadas podem ser sentidas pela população e atenuam a situação", disse o diretor-técnico da Deso, Juarez Carvalho Filho.
Devido ao estado precário dos equipamentos, as intervenções realizadas pela Deso têm como objetivo manter o sistema em operação, mesmo nas condições precárias que vinham operando. "A vida útil das bombas, principalmente, já chegaram ao fim. Necessitavam ser substituídas há algum tempo, por isso apresentam tantos e freqüentes problemas. O Governo de Sergipe está investindo na recuperação e na ampliação das adutoras do Alto Sertão e Sertaneja e ainda construindo uma nova adutora para abastecer as localidades mais sofridas, que são Carira, Pinhão, Pedra Mole e Frei Paulo. Desta forma será superado o problema crônico de abastecimento de água que existe em Sergipe", disse Juarez Carvalho Filho.
Segundo ele, a licitação para aquisição de novos conjuntos de moto-bombas está na etapa final. "Esta aquisição vai permitir um melhor funcionamento do sistema integrado. “Embora a situação de desgaste fosse grave, a Deso estava sem condições financeiras de adquirir novos equipamentos. A solução foi fazer os reparos e mantê-los em funcionamento até a realização da licitação", explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]