66ª Exposição Agropecuária de Sergipe começa neste domingo
Começa neste domingo, 11, no parque de João Cleophas, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju a 66ª Exposição Agropecuária de Sergipe (Expoese). A partir das 20h, o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, fará a abertura oficial do evento e o lançamento do selo comemorativo ‘Sergipe: 12 anos sem Febre Aftosa’. Serão expostos 744 animais, sendo 200 bovinos, 144 eqüinos e 400 ovinos e caprinos.
A exposição prossegue até o dia 18 e tem como novidade o Torneio Leiteiro. "Nós garantimos uma boa presença de gado leiteiro na exposição. Iremos incentivar também a criação de animais que compõem a cadeia produtiva do leite, de olho no cumprimento da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que vigora em Sergipe e institui regras específicas para a produção, transporte e processamento do leite", disse o assessor de Pecuária do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), Carlos Augusto Pereira da Silva.
Segundo Carlos Augusto, o objetivo do evento é reunir e verificar, pelas apresentações dos animais, os índices de desenvolvimento da agropecuária sergipana e de outros estados vizinhos. O evento também busca estabelecer maior integração entre criadores e produtores do estado como elemento de ensino e divulgação, estimulando-os à adoção de novos métodos de seleção e de outros trabalhos zootécnicos para aprimoramento dos animais.
Durante toda esta sexta-feira, 9, técnicos do Deagro vão inspecionar o local do evento. "Todos os detalhes estão praticamente prontos para receber os expositores e o público. O Deagro, em parceria com a Secretária de Agricultura, procurou dar o melhor para as pessoas que vierem prestigiar o evento, realizado pelo Governo do Estado", informou o coordenador-técnico da exposição, Felisbelo José de Almeida Neto.
Fiscalização de animais
Carlos Augusto expressou a preocupação do Governo em manter o rebanho sergipano fora da rota da febre aftosa. "É uma preocupação do Governo do Estado que o gado não corra nenhum risco de contaminação. Por isso foi montado um esquema de prevenção que impede que qualquer doença atinja os animais que participarão do evento. Sergipe está limpo da febre aftosa há 12 anos e vai continuar assim, pois nós temos um trabalho especial no Deagro, voltado para levar o que existir de melhor para os nossos criadores", falou.
A fiscalização de animais na entrada do parque e exposição de programas relativos à defesa agropecuária do Estado são algumas das atividades que o Deagro está desenvolvendo durante esta sexta-feira e no sábado, no parque João Cleophas. Uma equipe formada por médicos veterinários e auxiliares de fiscalização está de plantão para garantir a sanidade dos animais participantes. Conforme legislação vigente, os proprietários que não apresentarem a Guia de Trânsito de Animais (GTA) e certificado de sanidade para doenças específicas de cada espécie terão seus animais impedidos de participar do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]