60 policiais militares farão a segurança diária da Festa da Laranja
Para garantir o sucesso da tradicional Festa da Laranja de Boquim, realizada este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, a 4ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (4ª Cia/7º BPM), situada no município, montou um esquema de segurança com o emprego diário de 60 policiais militares. O efetivo vai atuar no policiamento ostensivo da área interna e externa do Parque Citrícola, local onde acontecem as apresentações artísticas referentes à festividade.
Segundo o major Francisco Secundo de Souza, responsável pelo comando da equipe durante a festa, a estimativa é que o evento atraia cerca 8 mil pessoas por noite, com possibilidade de superar a expectativa no sábado, quando acontece o show do cantor Leonardo. "Para coibir a ocorrência de crimes de grande e pequeno porte, especialmente furtos na região, 60 policiais da 4ª Ccompanhia do 7º Batalhão vão atuar na arena do Parque Citrícola e mais quatro viaturas irão garantir o policiamento periférico do evento", disse o major.
A 4ª Cia/7º BPM conta ainda com o apoio de militares da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), responsáveis pelo balizamento do trânsito no entorno do evento, e de cinco viaturas da Companhia Estadual de Polícia Rodoviária (CPRv), que vão atuar orientando os foliões de outros municípios que desejem ter acesso à festa de Boquim.
Festa da Laranja
Realizada há 39 anos no município de Boquim, a Festa da Laranja tem como objetetivo buscar alternativas para o desenvolvimento da citricultura na região. Além da realização de palestras sobre citros, acontecem shows artísticos com atrações de renome nacional e torneios de futebol. O intuito é buscar soluções técnicas relativas ao cultivo, ao consumo, à profissionalização e comercialização da laranja, além do social e lazer.
O evento foi criado em 1956, por jovens estudantes que tiveram a idéia de projetar o município de Boquim ao tomarem conhecimento da realização da Festa da Uva, no Rio Grande do Sul, através de jornais. De início, as comemorações aconteciam simultaneamente com a festa de nossa Senhora de Santana, padroeira de Boquim. Anos mais tarde, a Festa da Laranja tornou-se um tradicional evento para o município, atraindo cada vez mais turistas e incrementando a economia da região.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]