Educação de Jovens e Adultos será debatida em seminário
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza de 20 a 23 de novembro o seminário ‘Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: Uma Discussão Necessária’. O evento tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, dentro das Políticas Públicas voltadas para a qualificação do aluno cidadão trabalhador. Cerca de 300 pessoas, a exemplo de representantes de instituições e de órgãos governamentais envolvidas com a EJA, devem participar do seminário. O local do seminário ainda será definido.
De acordo com as informações do Departamento de Educação (DED) da SEED, o tema central da discussão estará focado no aluno e sua participação como trabalhador, no desenvolvimento e transformação da sociedade. A Secretaria de Educação também prevê o envolvimento do segmento das empresas nas discussões acerca das políticas para a educação dessa modalidade de ensino específica.
A diretora do DED, professora Izabel Ladeira, informou que o seminário vai possibilitar uma construção curricular de forma coletiva e de avaliar o processo, para redimensionar as ações educativas no sentido de agregar a este currículo, os conhecimentos e tempos de estudo que o jovem e adulto acumulou além, da sala de aula e armazenou como referência das suas expectativas ao longo da vida.
Conferências
A Prof.ª Doutora em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sônia Meire Santos Azevedo, será a primeira palestrante do seminário e abordará o tema "A Configuração Política da EJA do ponto de vista: legal, humanísticos e econômico-social. O Gerente Pedagógico da Regional Nordeste da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Jerry Adriani dos Santos apresenta em seguida o tema "EJA: da concepção Freireana às políticas do Governo Federal".
Também serão palestrantes os professores Caetana Rezende Silva, Coordenadora de Educação Técnica do Departamento de Políticas de Educação Profissional do Ministério da Educação e Eduardo d’Albergaria Feitas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental que compõe a Coordenação de Educação do Campo no MEC. Eles vão abordar, respectivamente, os temas "Proeja: Uma Política Pública de qualificação, para o aluno trabalhador" e "Políticas Públicas para a Educação dos Jovens e Adultos do Campo".
Constam ainda da programação do seminário alguns relatos de experiências, apresentação cultural com a participação do artista popular, César Leite, debates, projeção de vídeo sobre Paulo Freire e uma plenária com apresentação de relatório final por grupo de trabalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]