Painel debate acesso a serviços especializados de saúde em Conferência Estadual
Os delegados inscritos no Eixo 3 da 4a Conferência Estadual de Saúde discutiram neste sábado, 27, todas as propostas apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para as áreas de Assistência Farmacêutica, Atenção Hospitalar Especializada, e Urgência e Emergência. No debate, trabalhadores e usuários puderam formular novas propostas e propor mudanças e melhorias no planejamento da política de Saúde de Sergipe.
O coordenador da Atenção Hospitalar da SES, Gilberto Santos, destacou entre as principais propostas para a rede a implantação de Unidades de Saúde da Família com extensão de carga horária e funcionamento 24 horas. Gilberto citou também a reforma e adequação dos Hospitais Regionais como forma de descentralizar o atendimento da capital e diminuir a sobrecarga no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
Responsável pela Atenção Especializada, a coordenadora Marina Manzano trouxe novidades sobre os serviços que devem ser ofertados aos usuários, dentre os quais estão a construção de um Centro de Apoio Diagnóstico Terapêutico em Aracaju, a ampliação da oferta de procedimentos especializados e a implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em pelo menos 11 municípios do Estado.
Para o coordenador do painel de debate e presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/SE), Augusto Tadeu Ribeiro, a proposta voltada para os serviços de odontologia são surpreendentes porque vão ajudar a reverter um problema antigo. "Hoje, menos de 1% dos procedimentos odontológicos são especializados. Se esse projeto se concretizar, teremos um cenário favorável para a saúde bucal dos sergipanos", completou.
Urgência e Farmácia
O coordenador-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Márcio Barreto, expôs aos delegados a nova estratégia de cobertura geométrica do serviço, através da incorporação de 26 ambulâncias, das quais 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e sete de Suporte Avançado (USA). Além das viaturas, o Samu Sergipe planeja implantar 36 bases descentralizadas, aumentando a ação de acolhimento e socorro à população em casos de urgência.
A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Joélia Santos, destacou ampliação do número de unidades do Programa Farmácia Popular no Estado e o uso racional de medicamentos são ações fundamentais para melhorar o acesso dos pacientes ao Sistema Único de Saúde (SUS). "O nosso objetivo é ampliar a oferta e reduzir custos. Com essa iniciativa, teremos o total controle sobre o investimento que cada paciente representa para o serviço, sem desperdiçar nada", disse Joélia
Moradora do povoado Lagoa Grande, no município de Siriri, Maria Virgínia Santos afirmou sentir-se gratificada com oportunidade de participar da 4º Conferência Estadual de Saúde. A delegada usuária elogiou a exposição dos trabalhos e prometeu cobrar as mudanças sugeridas no painel. "Se conseguimos colocar em prática todas essas coisas boas para o povo, teremos a saúde ideal. Acho que este é o caminho certo", declarou Maria.
- Painel debate acesso a serviços especializados de saúde em Conferência Estadual – Foto: Wellington Barreto