Aluno da rede estadual é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática
Na cabeça, números, cálculos e a certeza em se tornar um matemático. Em uma pequena sala na Universidade Federal de Sergipe (UFS), rodeado de livros, lápis, caneta e papel fica o estudante Joás Elias dos Santos Rocha, 17 anos, do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado no município de Muribeca, que vem se destacando na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Joás foi o único sergipano que passou para a 3ª fase da competição, que reúne jovens de todos os estados brasileiros. "Estou muito feliz com essa conquista. Espero agora me esforçar mais para ter uma boa colocação nesta fase final", disse o estudante. A próxima prova será realizada neste sábado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A facilidade em dominar a disciplina de matemática foi revelada em 2005, quando Joás Elias conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esse resultado se repetiu em 2006, na mesma competição, quando ele recebeu uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Reconhecimento
Também em 2006, Joás Elias foi convidado a integrar a equipe de projetos desenvolvidos pelo professor Valdemberg Araújo da Silva, da UFS, coordenador da Olimpíada no Estado. "Joás é um aluno excelente. É preciso dar mérito ao esforço dele, que, juntamente ao seu professor no colégio, mostrou competência e qualidade nos estudos", elogiou Valdemberg.
Incentivo
Joás Elias dos Santos disse que passou a se interessar pelos cálculos matemáticos a partir do incentivo de alguns professores, como Vitor Iparipinga. "Ele me ajudou muito, dando apoio dentro e fora da sala de aula", disse. De acordo com o aluno, o método utilizado durante as aulas facilitou a aprendizagem e estimulou a prática da disciplina.
"Comecei a perceber que as minhas notas estavam acima da média e passei a conhecer mais sobre a matemática. Quando entrei no projeto da Universidade Federal logo notei que poderia me destacar. Todas as conquistas estão sendo importantes para a minha vida", ressaltou. "Agradeço também a minha família, que dá todo o apoio para os meus estudos. São eles que estão ao meu lado acompanhando meu crescimento", acrescentou.
Vestibular
Tanto incentivo fez de Joás Elias um jovem matemático. Este ano ele fará a última prova do vestibular seriado para o curso de Matemática. "Gosto muito de números e o apoio que venho recebendo me fez escolher esse curso. Fiz bem as provas do 1º e 2º ano e agora é manter a mesma média para ser aprovado e finalmente começar a me tornar um matemático", falou o estudante.
Entrega de livros
Com o interesse dos alunos em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a Universidade Federal de Sergipe, está realizando a entrega de livros sobre a disciplina. Na última quinta-feira, 25, foram distribuídos 70 livros no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. A previsão é que outros três mil exemplares façam parte do acervo bibliográfico das escolas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Aluno da rede estadual é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática – Joás Elias / Foto: Juarez Silveira/Educação