Crianças internadas no HUSE comemoram Dia do Odontólogo
Os pacientes infantis do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL) e de outras unidades como a Pediatria do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) aprenderam as técnicas corretas de escovação dental nesta quinta-feira, 25, Dia do Odontólogo. A programação educativa sobra saúde bucal foi desenvolvida pelo Serviço de Odontologia do COOL e contou com a participação de um grupo de teatro formado por agentes de saúde da Prefeitura de Aracaju.
De acordo com Rute Andrade, gerente-administrativa do Centro de Oncologia, as atividades também integraram a programação desenvolvida desde o início do mês em comemoração ao Dia da Criança. Mães e acompanhantes dos pacientes, além de graduandos em Medicina e outros cursos integrantes do projeto de humanização do HUSE chamado ‘Posso Ajudar, Doutor?’ também participaram da ação.
Câncer bucal
Além de estimular o desenvolvimento de práticas preventivas entre as crianças, a comemoração do Dia do Odontólogo no HUSE também chamou a atenção da problemática do câncer bucal, já que o Serviço de Odontologia do centro oncológico do hospital oferece todo o suporte necessário ao tratamento dentário de pacientes com câncer.
"As estatísticas mostram que mais de 90% dos pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço e que são acometidas por infecção generalizada têm a sua origem infecciosa na cavidade bucal", explicou José Augusto Santos Silva, coordenador do Serviço de Odontologia do COOL.
Criado em 2001, o Serviço de Odontologia do COOL foi implantado para atender a uma das exigências do Ministério da Saúde (MS) para que a unidade pudesse ser classificada como Centro de Alta Complexidade em Oncologia. "Muitas das patologias no tratamento de câncer têm repercussão na cavidade oral. Por isso, nós atuamos para prevenir manifestações indesejáveis na boca do paciente durante o tratamento", disse José Augusto.
O Serviço de Odontologia, que também realiza o diagnóstico de pacientes com câncer bucal, atendeu somente em setembro a 92 pacientes. No mesmo período, foram realizados 169 procedimentos como consultas, aplicação de laser e flúor, biópsias bucais, restaurações e limpezas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças internadas no HUSE comemoram Dia do Odontólogo – Foto: Márcio Garcez/Saúde