Número de assaltos a ônibus cai 62% em setembro
A parceria entre o Governo do Estado com as empresas de transporte coletivo, que colocou câmeras de vídeo nos ônibus que circulam na capital e na região metropolitana de Aracaju, já rendeu resultados positivas aos usuários que utilizam os veículos na Grande Aracaju. De acordo com o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, enquanto no mês de agosto foram cometidos 68 assaltos a ônibus, em setembro, levando em consideração as queixas registradas nas delegacias, esse número ficou em 26. A queda de agosto para setembro é de 62%.
Com a colocação das câmeras, no último mês de setembro, as imagens geradas no interior de 280 veículos das empresas Viação Cidade de Aracaju (VCA), Cidade Histórica, São Pedro, São Cristóvão e Bonfim passaram a auxiliar as investigações da Polícia Civil.
"Além disso, se compararmos a primeira quinzena do mês de setembro, quando as câmeras filmadoras ainda não tinham sido instaladas, com a primeira quinzena de outubro, podemos constatar uma redução de 27,7% nesse tipo de atuação criminosa", disse o superintendente da Polícia Civil. Na primeira quinzena de setembro foram registrados nas delegacias 18 assaltos a ônibus, número que caiu para 13 na primeira quinzena de outubro.
As políticas de investimento em tecnologia foram importantes para aprimorar o trabalho da Polícia Civil, que agora concentra todas as investigações de roubo a ônibus em uma só delegacia, a Polinter. "A mudança proporcionou maior agilidade na identificação e elucidação dos crimes, além de possibilitar a catalogação de imagens e a criação de um banco de dados específico", explicou Guimarães.
Parceria
O monitoramento por câmeras é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e as empresas de transporte coletivo, que realizaram um investimento de cerca de R$ 500 mil para compra e instalação dos equipamentos.
No termo de cooperação mútua, o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, comprometeu-se a manter o policiamento ostensivo nas proximidades dos pontos de ônibus e terminais rodoviários, além de orientar na escolha dos procedimentos técnicos e operacionais para a execução do planejamento cuja meta é a redução do número de assaltos.
As ações policiais visando inibir os assaltos praticados contra passageiros, cobradores e motoristas de ônibus vêm sendo aperfeiçoadas desde o início deste ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Número de assaltos a ônibus cai 62% em setembro – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP