Governo discute ação integrada para promoção da paz nas escolas
Representantes das secretarias de Estado de Educação, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Casa Civil, Cultura e a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, reuniram-se nesta segunda-feira, 15, no Palácio dos Despachos, para conhecer o projeto ‘Cidadania e Paz nas Escolas’. Apresentado pela professora Djanira Montalvão e pelo coronel Antônio dos Santos, comandante do Policiamento Militar da Capital, o projeto foi criado com a intenção de promover uma cultura de paz e de valorização do patrimônio nas escolas públicas estaduais.
Segundo a primeira-dama, a apresentação do projeto ensejou a discussão para o desenvolvimento de uma grande ação interdisciplinar sobre o tema. A idéia é unificar a linguagem e os projetos voltados à paz nas escolas que já são pensados ou executados dentro das secretarias.
"Hoje existem vários projetos nessa área, mas é preciso que haja uma integração para criar uma ação de governo voltada para resolver esse problema", afirmou Eliane Aquino.
De acordo com Djanira, projetos interdisciplinares são os que têm se mostrado mais eficientes no Brasil para promover o enfrentamento da violência.
"Todo o embasamento teórico existente hoje aponta que a promoção de uma cultura de paz exige um trabalho em rede. Temos experiência em outros estados de locais que aderiram e está dando certo", informou.
Participaram da reunião os secretários de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, de Esporte e Lazer, Leó Filho, o chefe do Gabinete Militar, coronel Carlos Augusto Lima, e Djenal Queiroz Neto, representantes do Gabinete de gestão da casa Civil, entre assessores de outras secretarias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute ação integrada para promoção da paz nas escolas – Foto: André Moreira/ASN