[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O ortopedista pernambucano Ronald Mota vai proferir nesta segunda-feira, 15, uma palestra no Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) sobre a doença de Gaucher. O evento vai acontecer às 11h e será aberto a todos os profissionais de saúde.

Muito rara e pouco conhecida dos médicos, a doença é hereditária e causada por uma anomalia genética (deficiência enzimática) que aumenta o tamanho do fígado e do baço, uma pigmentação acastanhada na pele, anemia, sangramento e anormalidades ósseas.

Sergipe tem apenas um caso identificado de pessoa com Gaucher. A paciente fazia seu tratamento em Alagoas, mas, com a doação de uma bomba de infusão feita pela Associação Alagoana de Portadores e Amigos de Gaucher ao Hemolacen, a paciente passou a fazer o tratamento em Sergipe.

As pessoas portadoras da doença de Gaucher podem ser tratadas com a terapia de reposição enzimática, um tratamento caro no qual as enzimas são administradas pela via intravenosa, normalmente a cada duas semanas. O tratamento é feito gratuitamente pelo Sistema Único Saúde (SES) por tempo indeterminado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.