Crianças conhecem atividades do Corpo de Bombeiros e da polícia
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) participa durante toda esta sexta-feira, 12, dos eventos comemorativos ao Dia das Crianças na Orla de Atalaia. O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju se uniram para promover uma série de eventos com o objetivo de democratizar a comemoração da data. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar estiveram envolvidos nas comemorações e montaram estandes para divulgar informações sobre os trabalhos desenvolvidos para o atendimento ao público.
Além disso, 400 policiais, em dois turnos, estão envolvidos com a segurança do evento, em boa parte da extensão da Orla da Atalaia. O Corpo de Bombeiros Militar apresentou às crianças uma série de atividades desempenhada no dia-a-dia da Corporação, a exemplo de procedimentos para o socorro aquático e durante incêndios. Para o coronel Reginaldo Moura, comandante do Corpo de Bombeiros, atividades como estas são uma boa oportunidade para mostrar efetivamente como funciona o trabalho dos militares.
A Polícia Civil, através da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima, escolheu os pais das crianças como o público do dia. "Elaboramos uma cartilha cujo conteúdo orienta muito bem os pais para identificar se o seu filho está sendo abusado sexualmente, se está sendo atraído via internet ou ainda se está sendo maltratado psicológica e fisicamente", informou a delegada Mariana Diniz, titular da unidade especializada da Polícia Civil.
A Polícia Militar marcou presença com uma iniciativa que tem feito a diferença no Almirante Tamandaré, na Zona Norte de Aracaju, o projeto ‘Amiguinhos da Polícia’. O voluntariado de militares pertencentes à 3ª Companhia do 8º Batalhão ficou ainda mais evidente nas comemoração desta sexta-feira. O projeto social foi escolhido como semifinalista entre 1.574 projetos que disputam um concurso organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A PM ainda organizou um estande para divulgar projetos como o Programa Educacional de Combate as Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido em escolas da capital e do interior do Estado com o objetivo de trabalhar a auto-estima, valores familiares entre as crianças e afastá-las dos entorpecentes e do álcool. Na exposição, os soldados mostraram equipamentos e carros da corporação, através do Batalhão de Choque, do Comando de Operações Especiais, da Companhia de Radiopatrulha e da Companhia de Trânsito.
O trabalho dos órgãos policiais no evento do Dia das Crianças segue até às 19h, para garantir a tranqüilidade no retorno para casa. A organização do evento lembra que nunca houve na capital uma festa desta dimensão voltada para o público infantil. A expectativa de público da é de 30 mil pessoas, que poderão participar gratuitamente das atividades durante todo o dia na orla da praia da Atalaia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças conhecem atividades do Corpo de Bombeiros e da polícia – Foto: Ascom/SSP