[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os técnicos do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão reunidos no Hotel Celi, em Aracaju, discutindo a elaboração do Plano de Ações e Metas para o próximo ano. A oficina de trabalho conta com a presença de técnicos do programa nacional, profissionais da Atenção Básica da Secretaria, representantes da sociedade civil e de municípios que também possuem o programa de prevenção e combate à doença.

A elaboração do Plano foi dividida em quatro frentes de trabalho: Promoção e Prevenção, Diagnóstico, Assistência e Parcerias. As propostas de todos os envolvidos no processo estão sendo reunidas para consolidar um projeto de trabalho integrado. Os participantes também estão aproveitando a oportunidade para conhecer as ações que já foram realizadas este ano.

Depois de concluído, o Plano de Ações e Metas passará pela aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria, sendo posteriormente encaminhado ao Ministério da Saúde. Uma das metas para 2008 é intensificar as ações de prevenção em pequenos municípios, onde têm sido registrados aumentos nos índices de portadores do vírus HIV, o que era mais freqüente em municípios de maior porte.

Parceria

A participação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) é fundamental para o sucesso das ações de prevenção das DST/AIDS no interior do Estado. Por isso, representantes da Atenção Básica participam da elaboração do Plano. Também os agentes comunitários de saúde podem auxiliar no combate às doenças levando informações sobre prevenção para as comunidades da zona rural.

A redução dos casos de AIDS em crianças e adolescentes é outra meta do programa estadual, especialmente a transmissão vertical do vírus HIV, que pode acontecer da mãe para o bebê na gestação, durante o parto ou na fase de amamentação. Atualmente, existem 53 casos confirmados de crianças portadoras do vírus em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.