Coordenador nacional de Saúde Bucal vem a Sergipe negociar parcerias
O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, está em Aracaju desde quarta-feira, 10, para discutir parcerias entre o Governo Federal e o Governo de Sergipe. De acordo com ele, o ministério vai determinar imediatamente o envio de equipamentos e já está autorizado o repasse de recursos para a melhoria dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que já existem nas cidades de Itabaiana, Canindé do São Francisco e Estância.
"Sergipe é prioritário para nós pela qualidade do planejamento que apresentou e já começou a executar na Atenção Básica e na saúde como um todo, além de ser um Estado que está se colocando como poucos na posição de gestor de fato, com políticas consistentes e compromisso social", avaliou ele, que foi recebido na manhã desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, e pela gestoras da Atenção Básica Cristiane Melo e Rosiane Azevedo, esta última referência técnica para Saúde Bucal em Sergipe.
"A Atenção Básica é a porta de entrada do cidadão para os serviços de Saúde Bucal e os Centros de Especialidade Odontológica têm que cumprir o papel de oferecer o atendimento especializado. Estamos trabalhando para criar um padrão de acesso, de ambiência para retirar os Centros de Especialidades Odontológicas da situação de inoperância em que se encontram para uma situação desejada de funcionamento pleno", disse Rogério.
Em visita a Sergipe no último dia 27 de setembro, além de anunciar a liberação das verbas de custeio para os CEOs de Itabaiana, Canindé do São Francisco e Estância, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu também a criação de Centros de Especialidades Odontológicas em Propriá, Neópolis, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão e Capela. As unidades terão caráter regional e atenderão às cidades circunvizinhas dentro do programa federal Brasil Sorridente.
Encontro
De 22 a 25 de outubro, a gestora da Atenção Básica e referência técnica para Saúde Bucal em Sergipe, Rosiane Azevedo, vai participar em Brasília de um encontro para discutir recentes pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde sobre Saúde Bucal e de uma reunião ampliada com todos os coordenadores estaduais da área no Brasil em que os estados vão discutir seus projetos e definir metas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Coordenador nacional de Saúde Bucal vem a Sergipe negociar parcerias – Foto: Márcio Garcez/Saúde