Articuladores do Unicef participam de lançamento do Salve no Semi-Árido
Os articuladores do Selo Unicef Município Aprovado participarão do lançamento do Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos contra a Criança e o Adolescente (Salve), nos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, nesta terça-feira, 9, e na quarta-feira, 10. O projeto será implantado nessas cidades a partir de um curso que acontecerá no Auditório da Escola Municipal Menino Deus, localizada à Praça Frei Damião, s/nº, em Poço Redondo.
O evento faz parte do processo de implantação do Salve nos municípios que integram a Diretoria Regional de Educação 9 (DRE 9), localizada no semi-árido sergipano. O objetivo é o fortalecimento da escola como agente catalisador de processos de transformação social, para que possam ser geradas soluções eficazes no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.
A participação dos articuladores do Selo Unicef busca um maior envolvimento do município na implementação do Salve, já que esses agentes podem atuar como multiplicadores das ações do projeto em suas cidades.
O curso é destinado a professores da rede estadual de ensino, servidores, gestores escolares, representantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e de técnicos do Programa de Saúde da Família (PSF). Também estarão presentes representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação dos municípios.
Salve
O Salve é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia), do Ministério Público Estadual (MPE). O sistema também é apoiado pela Assessoria de Planejamento (Asplan), pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) e pelo Centro de Qualificação de Pessoal (CQP) da SEED, além do apoio da Sociedade de Medicina de Sergipe (Somese).
Lançado em maio do ano passado, o Salve tem como objetivo notificar casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer tipo de exploração que viole os direitos de crianças e adolescentes. Por meio do sistema, os professores são estimulados a ter uma participação pró-ativa junto ao projeto, que é permanente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]