Reorganização do Samu 192 Sergipe aumenta número de atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) vem aumentando a cada mês o número de atendimentos realizados em todo o Estado. Em setembro, foram atendidos 4.419 chamados, 194 a mais que no mês de agosto. O acréscimo é devido ao novo projeto de adequação feito pela equipe do Serviço e implantado há dois meses.
"O número de atendimentos vêm aumentando gradativamente por causa da reorganização do serviço. Estamos ampliando as bases descentralizadas nos municípios que em janeiro eram apenas 19 e agora chegam a 30. Estamos implantando duas bases por mês. Com isso, o nosso socorro está chegando mais rápido", explicou Conceição Mendonça, coordenadora de enfermagem do Samu Sergipe.
Segundo ela, em agosto foram redistribuídas seis Unidades de Suporte Básico (USB) nos municípios de Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Itaporanga, Estância, Itabaiana e Pirambu. O relatório de estatística de atendimentos, elaborado mensalmente pelo Serviço, relata que, em setembro, foram atendidos 2.157 pacientes adultos com problemas cardiovasculares, outros 1.137 vítimas de traumas e 528 gestantes.
Desafogamento do HUSE
"Graças também ao bom trabalho desenvolvido pelos hospitais regionais, o número de pacientes removidos para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho vem diminuindo. Na nossa estatística, a maioria das remoções eram feitas para lá mas, em setembro, o HUSE ficou em 2º lugar, empatado com o Hospital Regional de Itabaiana com 379 atendimentos", afirmou Conceição.
O maior número de pacientes encaminhados pelo Samu 192 Sergipe foi recebido pelo Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, que atendeu 387 pacientes em setembro, informou a coordenadora de enfermagem.
Trotes
A coordenadora voltou a alertar sobre o grande número de trotes que o Samu recebe. "Das 39.599 chamadas que recebemos no último mês, 56,9% eram trote, ou seja, 22.542 chamadas. Pedimos que a sociedade compreenda que o nosso trabalho é muito sério e nos ajude não permitindo que passem trotes para o nosso serviço", enfatizou Conceição Mendonça.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reorganização do Samu 192 Sergipe aumenta número de atendimentos – Foto: Marcio Garcez/Saude