Aperipê TV mostra Festa do Carro de Bois de Tomar do Geru no domingo
Uma das maiores manifestações culturais do Estado, a Festa do Carro de Bois de Tomar do Geru será mostrada a todo o país no programa Espelho Brasil deste domingo, 7, que em Sergipe vai ao ar a partir das 14h, na Aperipê TV. Também serão exibidas reportagens produzidas em Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Paraná, que revelam mais um pouco da diversidade cultural do país.
Celebrada desde 1990, a Festa do Carro de Bois homenageia esse transporte agrícola utilizado desde a época do Brasil Colônia, e que ainda faz parte das atividades econômicas do município. Localizado a 131 quilômetros de Aracaju, no extremo sul do Estado, Tomar do Geru recebeu este ano financiamentos no total de R$ 50 mil do Ministério do Turismo para realização do evento.
O ponto alto da festa é o desfile dos carros de boi, que entoam seu ‘choro’, um som característico produzido pelas rodas dos carros e apreciado pelo público. Também são escolhidos os animais melhor caracterizados. A comemoração ainda conta com alvorada, missa campal, salva de fogos, toadas de vaqueiros e apresentação de grupos folclóricos.
O programa mostrará ainda o projeto Alunos e Artistas, de Teresina, no Piauí, que tem contribuído para o enriquecimento cultural da cidade. Do Paraná vem o exemplo de 1.500 pessoas envolvidas no Projeto Escolar, que realiza manutenção e reparos de escolas públicas, numa iniciativa que irá beneficiar mais de 12 mil alunos.
Em Minas Gerais, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, conhecido por reunir obras de Oscar Niemeyer, ganha mais um espaço cultural, o Museu Abílio Barreto, que será abrigado na casa onde antes residia o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. Direto do Maranhão, uma reportagem mostra a cidade de São Luís por uma perspectiva poética.
Espelho Brasil
O Espelho Brasil é uma revista eletrônica que apresenta a diversidade brasileira e suas manifestações culturais pelo país afora. Desde o início de abril, a Aperipê TV está à frente do projeto, que integra 14 emissoras públicas na produção de reportagens especiais e é transmitido pela TVE Brasil para todo o território nacional sempre aos domingos, às 14h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]