[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) realizou nesta quinta-feira, 4, mais uma etapa do projeto de humanização para as crianças atendidas na Pediatria da unidade hospitalar. Desta vez, o cantor e compositor Sena, que também é primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, foi convidado para cantar e proferir uma palestra sobre a prevenção de acidentes domésticos para os pacientes infantis e seus acompanhantes.

"Com um simples gesto de colocar o cabo das panelas para a parte de dentro do fogão ou desligar os aparelhos das tomadas, podemos evitar queimaduras nas crianças e incêndios provocados por sobrecarga de energia", observou Sena, que deve participar até o fim do ano das palestras, missas e atividades interativas desenvolvidas mensalmente pela Pediatria do HUSE.

"Para mim, é um momento feliz por poder levar música e alegria às crianças que estão doentes e, ao mesmo tempo, alertar sobre os acidentes domésticos, já que temos muitos casos de crianças queimadas por líquido quente e incêndios ocasionados pelo uso de vários aparelhos ligados numa tomada só", declarou o cantor e oficial dos Bombeiros. A maioria das vítimas destes tipos de acidentes é atendida na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e outros setores do HUSE.

Para a gerente da Pediatria, Edda Machado, os artistas são extremamente bem vindos em ações como essa. "O artista tem a capacidade de se doar e levar sua arte para os que não têm acesso, além de passar uma energia positiva de alegria que é fundamental para as crianças que estão vivenciando um processo doloroso", enfatizou.

Não é a primeira vez que Sena participa como voluntário de palestras e apresentações musicais. O cantor e compositor já esteve na Pediatria do HUSE este ano e sempre vai a escolas da rede pública de ensino para levar informações sobre a prevenção de acidentes domésticos, muitos dos quais com conseqüências graves, como queimaduras provocadas por alimentos quentes e líquidos superaquecidos. Ele fará novas palestras e apresentações para os acompanhantes e pacientes da Pediatria do HUSE nos dias 11 de novembro e 6 de dezembro.

O artista

Apesar de ser cearense, Sena se declara sergipano de coração e diz ter sido adotado por Aracaju, onde já reside há 20 anos e recebeu os títulos de Cidadão Aracajuano e Sergipano. O cantor iniciou a carreira no grupo Bandauê e depois de cinco anos, quando o grupo se desfez, formou uma dupla com Sergival, com o qual participou de vários festivais por todo o país divulgando a música sergipana.

Há oito anos Sena iniciou carreira solo e continuou o trabalho voltado para a música nordestina de raiz, inclusive com a gravação de três CDs e participações especiais em 26 CDs de coletâneas de outros artistas regionais. "Sou adotado por Sergipe, apesar de ter nascido em Fortaleza. Já lancei um CD lá e me apresentei como sergipano. Isso gerou polêmica na época, mas sei que musicalmente sou mesmo sergipano", brinca o cantor.

Sena está na vida militar há 22 anos e é primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros. Por isso, faz questão de participar sempre de palestras educativas e esclarecer dúvidas da população que necessita de informação. "Tenho orgulho da minha profissão, que me dá condições de ser útil e aproveito sempre que posso para unir o trabalho à música, que leva alegria às pessoas", disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.