[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Relembrando a História do Brasil através da poesia, música e teatro, o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, ligado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realiza neste fim de semana a segunda edição do projeto Manifestações Populares, comemorando Canudos.

O evento será uma oportunidade de conhecer alguns resultados das oficinas de teatro e percussão, realizadas nos Espaços de Cultura e Convivência Social (ECCOS). Na programação, além dos trabalhos das oficinas, há shows, saraus, samba de coco, contação de histórias, performance de Antonio Conselheiro, com Enoque Araújo e Gilda Costa, e o grupo de rap Mensageiros do Rap.

As comemorações vão acontecer neste sábado, 6, a partir das 19h, e no domingo, 7, a partir das 17h. O Centro de arte e Cultura fica na Avenida Santos Dumont, s/nº, na segunda etapa da Orla de Atalaia.

Canudos

O mês de outubro marca a história de luta e resistência do povo de Canudos que, no fim do século XIX, por conta da situação de miséria e descaso político, fez nascer no sertão nordestino um movimento messiânico de grande importância. Liderados pelo beato Antônio Conselheiro, o grupo de miseráveis fundou, às margens do rio Vaza Barris, o Arraial de Canudos, que longe do poder dos políticos, representou uma ameaça à ordem estabelecida pela recém inaugurada República e foi atacado com toda força pelas tropas do governo de então.

As duas primeiras expedições enviadas pelo governo baiano contra o arraial, entre 1896 e 1897, fracassam. De março a outubro de 1897, outras duas expedições, enviadas pela República e organizadas pelo Exército, a última com seis mil homens e artilharia pesada, conseguiram tomar e destruir Canudos. Junto com Conselheiro, morreram milhares de combatentes e restaram cerca de 400 prisioneiros, entre velhos, mulheres e crianças.

Programação

Sábado, 6 – 19h

ECCOS da Percussão, grupo das oficinas de percussão dos ECCOS Santa Maria e Jardim Residencial
Jorge Dissonância
Sarau de poesias
Samba de coco de Areia Branca

Domingo, 7 – 17h

Grupo Hannah de contadores de histórias
Grupo musical Lua de Prata
Mensageiros do Rap
ECCOS da Percussão, grupo da oficina de percussão do ECCOS Parque dos Faróis
Ton Toy e o grupo Percusso
Beto Carvalho
Perfomance de Antonio Conselheiro, Enoque Araújo e Gilda Costa Anabel

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.