Levantamento patrimonial assegura melhor atendimento no HUSE
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) está realizando o levantamento e sistematizando a listagem de todo o patrimônio da unidade. A iniciativa vai permitir que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tenha total controle sobre a disposição e manutenção de todo o mobiliário e equipamentos do hospital, garantindo sua conservação e utilização no atendimento aos milhares de pacientes que por lá passam todos os meses.
O trabalho, realizado pelo setor de Patrimônio, deve durar 60 dias e vai resultar na elaboração de um catálogo informatizado para que cada gerente ou coordenador do HUSE possa assumir de forma confiável a responsabilidade pelo material permanente do hospital. O Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI-A) foram as primeiras áreas a passar pelo processo de catalogação, que neste momento está sendo desenvolvido por cinco funcionários na CTI Pediátrica e no Centro de Trauma.
"Quando assumimos a gestão, não tínhamos uma lista precisa e confiável do patrimônio do hospital. Trabalhamos inicialmente na manutenção do que encontramos para que o atendimento à população não fosse prejudicado. Agora, este levantamento vai dar suporte para que possamos elaborar um cronograma de acompanhamento anual nos setores de modo a controlar melhor o destino dos aparelhos, já que temos um hospital aberto, com 16 portas de entrada e saída", explicou Josias Dantas Passos, coordenador-geral do HUSE.
O levantamento patrimonial vai permitir que cada equipamento transferido entre setores ou inutilizado por conta do término de sua vida útil seja facilmente localizado. O trabalho também vai identificar os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde, ONG’s e fundações. Toda a avaliação atual está sendo feita setorialmente, com um cronograma que deve ser seguido à risca e prevê visitas agendadas a cada setor do hospital.
"Poderemos, por exemplo, informar aos doadores que equipamentos perderam sua vida útil e terão de ser inutilizados, dando baixa no patrimônio. Isso mostra o compromisso do Governo de Sergipe com os recursos públicos e aumenta a confiabilidade nas relações entre o Estado e as instituições, bem como com a população beneficiada pelo uso desses instrumentos", ressaltou Josias.
De acordo com ele, o último levantamento havia sido realizado em 2004, em conjunto com a Secretaria de Estado da Administração (Sead). Na ocasião, os equipamentos foram catalogados, mas não foi feito nenhum registro de conclusão setorizado.
Licitações
O inventário do patrimônio do Hospital de Urgência de Sergipe vai ainda contribuir para o controle dos novos equipamentos e materiais que serão adquiridos através dos processos licitatórios em andamento.
"Temos licitações para compra de aparelhos, rouparia, instrumental cirúrgico e móveis. Com esse levantamento, eles poderão ser agregados ao patrimônio de uma forma natural, e não aleatoriamente, sem registro. Isso vai proporcionar o controle efetivo da quantidade e estado de equipamentos fundamentais para os pacientes como respiradores e bombas de infusão, por exemplo", concluiu Josias Passos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Levantamento patrimonial assegura melhor atendimento no HUSE – Foto: Márcio Garcez/Saúde