Fórum de Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira será realizado em Gararu
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic), vai realizar no próximo dia 10 de outubro, a partir das 9h, o I Fórum Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação (DRE 7), para implementação da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira.
O evento, que acontecerá no Clube Municipal de Gararu, onde funciona a sede da instituição, é voltado para coordenadores pedagógicos, técnicos, alunos, professores e diretores das escolas de Nossa Senhora de Lourdes, Itabi e Porto da Folha que fazem parte da DRE 7. O palestrante será o técnico da DRE 8 e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Fernando Aguiar.
De acordo com a diretora da DRE 7, Luana Marques da Silva, o objetivo do encontro é desmistificar estereótipos presentes na comunidade escolar, esclarecendo sobre a importância da introdução da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar.
Para a coordenadora do Nedic, Maria Conceição Góis, a meta principal da SEED é sensibilizar os educadores para uma ação pedagógica, tendo em vista as diversidades de grupos étnico-raciais. "É preciso disseminar ações que combatam as desigualdades e práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas ainda vigentes no sistema educacional brasileiro".
Segundo o técnico da DRE 7 professor Anselmo Vieira dos Santos, responsável pelas comunidades Quilombola e Indígena na região, a escola tem um grande desafio pela frente. "Cabe às unidades de ensino reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar conhecimento aos alunos da riqueza representada por sua pluralidade etnocultural, que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]