Professores recebem formação em Educação Ambiental
Começou na manhã desta terça-feira, 2, no Clube do Banese na Atalaia Velha, a 1ª Formação Continuada em Educação Ambiental. O evento se encerrará nesta quinta-feira, 4, e reúne mais de 300 representante de educação de todo estado distribuídos entre diretores regionais, professores e coordenadores de educação ambiental. O curso é promovido pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação/Sergipe (Udime) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo do evento é promover a formação continuada de professores da linha da pesquisa-ação que participaram da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Também será debatida a construção coletiva de ações em prol da sustentabilidade nos municípios sergipanos em consonância com a Lei Federal 9.795/99, que instituiu a Política de Educação Ambiental.
A professora Elizabeth Azevedo de Oliveira, do Departamento de Educação (DED) da SEED, afirmou que para essa consolidação é necessário fortalecer espaços de debate entre professores e outros atores sociais sobre os problemas sócio-ambientais em cada localidade. Na ocasião esteve presente o assessor de gabinete da SEED, Juquinha Carvalho.
"Encontros como este é importante, pois se trata de um processo de formação de professores na temática do meio ambiente na premissa de transformar o homem para que ele se preocupe mais com quentões relacionadas à vida" ressaltou o assessor .
Subsidiar professores da Rede Pública de Ensino para que estes possam atuar de forma autônoma, crítica e inovadora no seu cotidiano é uma outra finalidade dessa formação. A professora Elizabeth comentou a importância de consolidar nas escolas os coletivo educadores, que consiste em grupo de pessoas que, na linha da pesquisa-ação, trazem os problemas e as potencialidades de cada região.
"Primeiro é feito um diagnóstico sócio-ambiental de cada localidade e depois são propostas soluções utilizando os recursos locais para resolver os problemas", afirmou Elizabeth.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]