[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Iniciaram na última segunda-feira, dia 1º, as aulas das 8ª e 9ª turmas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, realizado simultaneamente na capital e no interior do Estado. Em Estância, o curso foi aberto com uma palestra para 70 pessoas, no auditório jornalista João Nascimento Filho, no Serviço Social da Indústria (Sesi). Em Aracaju, as aulas acontecem na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Foram inscritas 120 pessoas nos dois municípios, de diferentes segmentos da sociedade, que assistirão às aulas até o dia 10 de outubro.

De acordo com a diretora da Acadepol, delegada Carina Rezende, a meta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é formar 27 mil promotores da filosofia da polícia comunitária em todo o país. Em Sergipe, a proposta é formar, até o dia 15 de dezembro, cerca de 800 promotores, entre policiais civis, militares, rodoviários federais, guardas municipais, agentes penitenciários, servidores públicos em geral e lideranças comunitárias.

Mobilização Social

De acordo com o coordenador estadual da Polícia Comunitária, major PM César Luiz Bispo, o objetivo principal do curso é a capacitação de profissionais de segurança e a mobilização social da comunidade para o exercício da segurança pública voltada para estratégia organizacional de polícia comunitária. Segundo o oficial, o curso também privilegia as parcerias comunitárias como estratégia para implementar soluções criativas no combate à violência, atendendo às especificidades e realidade de cada comunidade.

As disciplinas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária são Relações Interpessoais e Formas de Intervenção, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social, Estruturação dos Conselhos Comunitários e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.

Para a soldado Rita Regina Cruz, que trabalha no 6º batalhão, sediado em Estância, o curso vai contribuir de forma significativa com o trabalho da polícia e com a sociedade estanciana. Para ela, nos últimos anos, a violência tem aumentado significativamente e somente através do envolvimento contínuo da sociedade nas questões de segurança pública é que os problemas poderão ser resolvidos.

Cronograma

Na segunda quinzena de outubro, as aulas do Curso Nacional de Polícia Comunitária acontecerão no município de Lagarto, prosseguindo no dia 1º de novembro em Propriá. Na segunda quinzena de novembro é a vez da cidade Itabaiana. Em todas as 15 etapas do curso as aulas acontecem em Aracaju.

Os interessados em participar das próximas etapas do curso no interior ou na capital devem procurar informações na Acadepol, delegacia, batalhão, companhia ou conselho de segurança das respectivas localidades. Também podem ser obtidas informações através da Coordenação de Ensino e Pesquisa da Acadepol, através dos telefones 3259-1127 e 3259-1059,  ou ainda falar diretamente com o coordenador estadual da polícia comunitária, major César Luiz Bispo, pelo número (79) 8816-6700.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.