[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão desenvolvendo em parceria um projeto de pesquisa para identificar portadores das hepatites virais B e C entre os profissionais de saúde e possíveis doadores de sangue que vão ao Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen). O trabalho está sendo realizado pela coordenação de Hepatologia do Hospital Universitário (HU).

"Desde o mês de julho, estamos fazendo o teste rápido com punção no dedo nos candidatos a doadores do Hemolacen e nos profissionais de saúde do próprio hemocentro e de três hospitais de Sergipe", informou o médico responsável pela pesquisa Alex França, gestor da Atenção Hospitalar da SES e coordenador da Hepatologia do HU.

Segundo ele, até o momento estão sendo pesquisados o HU, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto. "Projetos de pesquisa como este servem para auxiliar no desenvolvimento das políticas de saúde da atual gestão da SES", afirmou.

Através de resultados preliminares, já foram identificados seis portadores de hepatite C, dos quais três candidatos a doadores e três profissionais de saúde. De acordo com Alex, os profissionais de saúde constituem grupo de risco para contrair hepatites virais porque estão em contato freqüente com sangue contaminado.

"Utilizar as medidas de prevenção são muito importantes para diminuir a evolução e a disseminação das hepatites. Nossa pesquisa quer identificar também os profissionais de saúde que são suscetíveis à hepatite e submetê-los à vacinação. Todos, principalmente os técnicos e auxiliares de enfermagem, que puncionam veias e estão em contato direto com os pacientes devem se vacinar", explicou Alex França. De acordo com Alex França, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde e no Hospital Universitário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.