[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a visita a Sergipe iniciada na tarde desta terça-feira, 26, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, conheceu em detalhes os principais aspectos que norteiam a gestão da saúde no Estado. Segundo o ministro, a gestão da área em Sergipe pode ser classificada como referência nacional, devido à sua consistência e eficácia junto à população.

O ministro desembarcou em Aracaju por volta das 14h e foi recebido pelo governador Marcelo Déda com um almoço no Palácio de Veraneio. José Gomes Temporão também apresentou as iniciativas desenvolvidas sob sua gestão para as políticas públicas de saúde, dentro das diretrizes definidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo as medidas previstas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para a saúde.

O ministro afirmou que já acompanha há algum tempo o trabalho do secretário Rogério Carvalho e que algumas das soluções encontradas em Sergipe podem perfeitamente servir de referência para a construção de outros projetos de saúde pública no país. "O secretário Rogério Carvalho qualificou o atendimento em saúde na capital e, graças a um planejamento eficaz, o Estado de Sergipe tem uma das concepções mais avançadas na gestão em saúde do Brasil, com consistência e qualidade", declarou o ministro.

Reunião

Logo em seguida, o ministro participou de uma reunião no Palácio de Despachos onde ouviu reivindicações e explicitou as principais medidas e iniciativas que serão executadas pelo Governo Federal na área da saúde. Ele enfatizou a importância da redistribuição de recursos obtida junto ao Ministério do Planejamento, com a liberação de aproximadamente R$ 2 bilhões além do previsto para investimentos em saúde. O ministro também citou alguns dos benefícios específicos que envolvem o Estado de Sergipe e avaliou positivamente as ações de gerenciamento adotadas no atual governo.

Entre as medidas de maior importância para o Estado de Sergipe estão a liberação de mais recursos para programas de saúde, a exemplo da elevação do teto de investimento para Sergipe e reajuste da tabela de procedimentos médicos previstos no Sistema Único de Saúde (SUS), envio de novas ambulâncias para o Samu, além da avaliação positiva do projeto de criação das Fundações Estaduais de Saúde, entre outras iniciativas que serão apresentadas em detalhes na manhã desta quinta-feira, 27, em solenidade que será realizada no Hotel Parque dos Coqueiros.

Resultados para a população

O ministro da Saúde afirmou que já apreciou os projetos apresentados que prevêem a criação das fundações estaduais apresentadas pelos estados de Sergipe e Bahia, tendo uma avaliação positiva do resultado previsto para as mesmas.

"Sou um defensor ferrenho dessa proposta e os projetos apresentados por Sergipe e Bahia são os mais avançados na construção das fundações que terão um grande impacto na gestão da saúde brasileira. Elas trazem em seu bojo a profissionalização e o novo padrão de gestão, cuja maior preocupação é a conquista de resultados efetivos para a população", afirmou o ministro.

Segundo Temporão, as principais conquistas serão a melhoria na qualidade do atendimento e de condições de trabalho para os profissionais, além da melhora nos processos de compra, manutenção de equipamentos, contratação de pessoal. "Além de tudo isso, vamos aperfeiçoar o controle social da aplicação dos recursos em saúde", completou.

José Gomes Temporão também enfatizou a necessidade de modernização da relação entre os entes públicos para tornar cada vez mais eficaz a gestão e o controle dos investimentos públicos em saúde. "Precisamos dinamizar a utilização da transparência, controle e acompanhamento externo como novas ferramentas para monitorar cada centavo investido em saúde", argumentou o ministro. "Esta é uma determinação do presidente Lula, ao orientar que nossa equipe se mobilizasse para buscar oferecer soluções aos gestores, ampliando a percepção sobre as diversidades e necessidades específicas de cada região", explicou.

Prioridade

O governador Marcelo Déda fez questão de agradecer a presença do ministro e da sua equipe técnica ao trazer as informações mais recentes sobre a gestão da saúde e as iniciativas do Governo Federal para ampliar a oferta de serviços de saúde no país. "A sua presença, além de nos alegrar, também traduz a iniciativa do presidente Lula em ampliar a oferta e a qualidade dos serviços de saúde, universalizando o acesso aos serviços e buscando modernizar as relações entre União, estados e municípios, através da transparência, controle eficaz e gerenciamento externo", afirmou o governador.

Segundo Déda, as medidas apresentadas pelo ministro e a possibilidade de discutir temas de interesse estratégico para os entes da federação revelam toda a sensibilidade e busca de novas alternativas pelo Governo Federal para enfrentar o grande desafio de oferecer um serviço público de saúde com cada vez mais qualidade.

Participaram da reunião o vice-governador Belivaldo Chagas, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Noronha, o diretor de Investimento e Projetos Estratégicos, Luiz Beskow, entre outros assessores do ministro.

Também estivarem presentes o presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Secretário de Saúde de Canindé do São Francisco, Murilo Porto, além dos secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, de Governo, Clóvis Barbosa, de Comunicação Social, Eloísa Galdino, e do secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, entre outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.