Fórum ‘Cidadania Fiscal’ é realizado em Propriá
A cidade de Propriá recebeu na noite de terça-feira, 25, no auditório do Projeto Velho Chico, na Sociedade Semear, a quarta edição do fórum ‘Cidadania Fiscal’. Participaram do evento o secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, e todos os gerentes da Superintendência de Gestão Tributária da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Foram debatidos diversos temas na área tributária. Participaram do encontro empresários, contadores, estudantes e autoridades municipais. A realização do ‘Cidadania Fiscal’ na cidade contou com o apoio da Prefeitura de Propriá, da Sociedade Semar, da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Sebrae e do CRC.
O secretário Nilson Lima apresentou um diagnóstico da situação fiscal do Estado. Ele falou das dificuldades que foram encontradas pela atual gestão e do esforço que está sendo empreendido para regularizar as finanças públicas.
"Na última semana, estivemos em Brasília, reunidos com o Secretário do Tesouro Nacional, buscando alternativas que viabilizem a liberação de recursos por parte do Governo Federal, os quais ainda não podemos dispor, devido às irregularidades fiscais encontradas pelo governador Marcelo Déda que impedem a emissão das certidões negativas".
Durante o evento, foram apresentadas cinco palestras, "Educação Fiscal", com Kácio Campos, "Ouvidoria Fazendária", com Cleber Alberto, "O fiscal e o trânsito de Mercadorias", com Alberto Schetini, "O fiscal no Estabelecimento Normal", com Francisco Rocha, e "O Simples Nacional", com Jeová Francisco.
O fórum ‘Cidadania Fiscal’ já foi realizado nas cidades de Estância, Lagarto e Itabaiana, além de Propriá. A próxima cidade a receber os técnicos da Sefaz será Nossa Senhora da Glória, no próximo dia 30 de outubro.
Avaliações
O prefeito Paulo Britto agradeceu a iniciativa da Secretaria da Fazenda de ir até o cidadão para debater os temas inerentes à arrecadação pública. "O que é mais importante é a forma transparente como o Governo do Estado trata as questões de interesse público, de forma participativa, em parceria com a sociedade".
Um dos pedidos feitos pelos presentes foi a reconstrução do Posto Fiscal daquela cidade, um dos mais importantes do Estado, que apresenta problemas, como a cobertura onde são realizadas a conferência de mercadorias nos caminhões. Neste caso, a Sefaz já autorizou a execução dos serviços. Uma outra situação é a falta de área para as manobras dos veículos que são obrigados a parar, devido à fiscalização. Esta situação já havia sido identificada pelo próprio Nilson Lima, que fez uma visita ao local. O secretário também informou que tomará as devidas providências.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]