Projetos sergipanos são selecionados para prêmio Finep de Inovação
Empresas nordestinas que investem em inovação tecnológica de seus produtos, processos e serviços serão premiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) nesta quarta-feira, 26. Organizada na região Nordeste pelo SergipeTec, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a solenidade de premiação acontece a partir das 19h no Convento de São Francisco, em São Cristóvão. O prêmio foi criado em 1998 para reconhecer os esforços das empresas que investem em inovação e incentivar a difusão dessas inovações no mercado produtivo.
O prêmio FINEP é dividido nas categorias: projeto, empresa, instituições de pesquisa e inovação social. Na primeira edição do prêmio, lançado inicialmente na região Sul, apenas 25 empresas participaram. No ano 2000, quando contou com a participação de todas as regiões, o prêmio contabilizou 279 inscrições. Em 2007, ao comemorar sua 10ª edição, foram inscritas 732 propostas em todo o país. Só a região Nordeste contribuiu com 127 projetos, sendo 32 de Sergipe.
O comitê de avaliação selecionou o projeto ‘Tudo Encaixa’, da Associação de Produção Artesanal de Trançado e Reciclado de Papel de Cumbe para concorrer entre os demais do Nordeste na categoria de Inovação Social e a Embrapa Tabuleiros Costeiros, para concorrer como Instituição de Pesquisa.
De acordo com Teófilo de Miranda, presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), os projetos selecionados têm que, obrigatoriamente, trazer resultados para a sociedade, não basta apenas ser uma novidade. "Um dos requisitos para a inscrição é que a inovação venha sendo usada há pelo menos um ano e implique em aumento de receita para o empreendimento", explica ele.
Este ano a Finep comemora 40 anos e por isso a premiação da etapa regional Nordeste do prêmio tem um caráter festivo. A Finep é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, criada com a tarefa de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país, de acordo com as metas e prioridades definidas pelo Governo Federal.
Serão escolhidos seis, entre os 127 projetos inscritos no Nordeste, para concorrer à etapa nacional que acontece em novembro. Os vencedores na etapa nacional vão receber troféus das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Projetos
O projeto ‘Tudo Encaixa’ foi criado com a intenção de aproveitar a mão-de-obra juvenil de comunidades do interior, de modo que viessem a ter uma possibilidade de renda alternativa. Trata-se de uma proposta de educação ambiental, onde conceitos sobre a importância da reciclagem são transmitidos à comunidade, através da sensibilização, treinamento e comercialização dos produtos.
O Grupo de Produção de Papel Reciclado, formado por adolescentes entre 16 e 19 anos da comunidade de Cumbe, cria objetos utilitários e de decoração para instituições públicas, privadas, comércio e até casas e condomínios. Hoje são produzidos cestos para lixo, cestos para roupa, porta-revistas, bolsas, chapéus, etc., com boa aceitabilidade no mercado.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros é um dos 40 centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede em Aracaju e contando com uma Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento em Rio Largo, Alagoas. A Embrapa Tabuleiros Costeiros trabalha na viabilização de conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento sustentável do espaço rural dos tabuleiros costeiros e regiões adjacentes.
Também realiza pesquisas agropecuárias para o desenvolvimento rural em diversas áreas do conhecimento, desde diagnósticos socioeconômicos da agricultura familiar, zoneamentos agroclimáticos, monitoramento dos recursos naturais, estudo sobre as propriedades dos solos de tabuleiros, até trabalhos mais aplicados de física, fertilidade e manejo dos solos, recursos genéticos e melhoramento vegetal, métodos de controle de pragas e doenças e sistemas de produção orgânica. Os produtos mais pesquisados são o coco, a cana-de-açúcar, frutíferas, grãos, olerícolas e pecuária.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3259-0191 e (79) 3259-0186
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]