Governador discute inserção de Sergipe na rede pública de televisão
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, recebeu na tarde desta quinta-feira, 20, uma visita das autoridades que participaram, durante a manhã, da sessão especial na Assembléia Legislativa de Sergipe sobre a criação da Rede Pública de Televisão Brasileira (TV Brasil) e a Digitalização da TV aberta no país. A audiência foi realizada no Palácio dos Despachos.
O encontro com o governador teve o objetivo de apresentar o modelo de criação da rede, que está sendo conduzida pelo Governo Federal. A TV Brasil deverá unir as diversas televisões públicas espalhadas do país em uma grande rede que irá transmitir uma programação independente e deverá ir ao ar em dezembro.
"Procuramos relatar rapidamente ao governador um pouco mais da experiência que está sendo executada no governo federal de criação da empresa púbica de comunicação. Também nos colocamos à disposição para que o governo federal possa auxiliar no que for preciso", disse o presidente da Radiobras, José Roberto Garcez.
Vanguarda
Segundo José Garcez, o contato com os representantes do Governo do Estado demonstrou que Sergipe está na vanguarda desse processo. "A partir dos contatos que já temos feito, não é difícil prever que esse será um dos primeiros estados a fazer parte dessa rede", explicou.
Em Sergipe, a Fundação Aperipê está participando do processo de criação da TV Brasil. A presidente da entidade, Indira Amaral, foi eleita este ano para a direção da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec). Neste ano, já foi realizado o fórum ‘TV Pública Digital: Rumos e Desafios’ em Sergipe e o I Fórum Nacional de TV’s Públicas foi transmitido para o Estado por meio de uma videoconferência disponibilizada pela Aperipê TV. A emissora vai receber investimentos da Secretaria de Comunicação para melhorar os equipamentos e ampliar a discussão sobre a TV Pública.
Política pública
Para o representante da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Eduardo Castro, o debate desse assunto é de extrema importância, já que a criação da rede não consiste apenas em uma política de governo, mas é uma verdadeira demanda social.
"Com ela, iremos mostrar o país para todo o Brasil a partir das perspectivas das emissoras locais. Só com uma efetiva representação é que os estados poderão ser vistos. Para que Sergipe seja representado, é fundamental que a sua televisão também seja pública. Um passo muito importante nesse processo foi dado", avaliou.
A visita também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Antônio Achilis, do presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), Diógenes Dantas, da secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, do secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, e da presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador discute inserção de Sergipe na rede pública de televisão – Foto: Janaína Santos/ASN