Profissionais são capacitados para trabalhar na nova maternidade
Desde o início deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem se empenhando em agilizar todos os processos necessários para a abertura da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Entre as iniciativas, está a capacitação dos profissionais de saúde que irão atuar na nova unidade.
Os treinamentos que envolvem enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem vem buscando aprimorar os métodos de trabalho padronizados, desenvolvidos em maternidades de alto-risco de todo o país. Por isso, houve a preocupação da SES em realizar uma parceria com os melhores especialistas da área no Brasil.
A facilitadora Amanda Sotero, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aproveitou a oportunidade para trocar experiências e apresentar os processos sistematizados de enfermagem. Entre os assuntos abordados no último encontro, estava a assistência às gestantes, iniciada na sala de pré-parto e estendida até a evolução dos bebês no Projeto Mãe-Canguru.
"Estas oficinas são essenciais para reforçar o compromisso social que os profissionais de saúde têm que encarar todos os dias. O trabalho dentro de uma maternidade requer muito mais que conhecimento técnico e científico, precisa de envolvimento humano", destaca Amanda.
Para a coordenadora de enfermagem da maternidade Hildete Falcão, ações como esta provam o interesse do estado em qualificar os profissionais que prestam atendimento à população. Segundo Dayse Viana, o trabalho de qualificação está se transformando numa rotina, onde os funcionários tem acesso à atualização. "Nossa meta é transformar esses mini-cursos em estratégias de educação permanente", explica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Profissionais são capacitados para trabalhar na nova maternidade – Foto: Márcio Garcez/Saúde