Municípios sergipanos serão contemplados com Casas de Cultura
Edificar um modelo coletivo de desenvolvimento cultural. Este é um dos objetivos da política cultural que começa a ser construída pelo Governo de Sergipe e que vai começar a se tornar realidade com a instalação das Casas de Cultura nos municípios sergipanos. Ainda este ano, Brejo Grande, Lagarto, Estância e Aracaju serão beneficiadas com este empreendimento.
As Casas de Cultura vão permitir o incremento das atividades artísticas de cada município, além de agir no desenvolvimento de ações integradas com unidades administrativas estaduais e municipais. O projeto consiste em construir ou reformar unidades que englobem uma infra-estrutura com salas de exposição, oficinas artísticas, leitura, informática e um mini-auditório.
Segundo o secretário de Cultura, Luiz Alberto dos Santos, a expectativa é que até 2010 todos os municípios do Estado sejam contemplados com esse projeto. Para ele, esta é uma iniciativa pioneira do Governo e um dos principais objetivos da Secretaria de Estado da Cultura. "As unidades serão uma forte marca como instrumento de política pública permitindo a todos os cidadãos o acesso democrático à cultura", disse o secretário. Para 2008, o Governo do Estado pretende instalar 20 unidades.
Encontros culturais
Outro projeto que promete movimentar a cultura sergipana é a realização dos Encontros Culturais dos Territórios. Cada uma das oito regiões que englobam o território sergipano realizará anualmente um encontro regional. Cada ano, um município da região sediará o evento. A previsão é realizar 32 Encontros Culturais de 2008 a 2011.
Para Luiz Alberto, os Encontros Culturais serão um meio dos municípios divulgarem sua cultura, identidade e vocações, bem como, suas atividades produtivas e artesanais, gerando para as comunidades o estímulo à criatividade, exposição cultural e economia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]