Déda participa de procissão e exposição de animais em Lagarto
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou neste sábado, 8, na cidade de Lagarto, no Centro-Sul sergipano, da procissão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município. A festa para Nossa Senhora da Piedade começou com um novenário no dia 30 de agosto e terminou com a procissão e a bênção do Santíssimo. Ainda em Lagarto, o governador também visitou a 44ª Exposição e Feira de Animais da Região Centro Sul, no Parque de Exposições Nicolau Almeida. Déda aproveitou para anunciar investimentos nas áreas de saúde e segurança no município.
As principais ruas de Lagarto ficaram completamente tomadas pelos fiéis, que seguiam a procissão. A imagem de Nossa Senhora da Piedade chegou na igreja matriz de Lagarto ao som de um coral que cantava na sacada do templo. A lavradora Zeti de Almeida participa da procissão desde criança. Descalça, ela seguiu o cortejo agradecendo por várias bênçãos alcançadas. "Acho muito lindo esse acontecimento e muito importante a fé na nossa padroeira, a quem rezo sempre com fé".
O bispo da diocese de Propriá, Dom Mário Sivieri, que foi padre da paróquia de Lagarto por 29 anos, saudou os fiéis e a todas as autoridades a través do governador Marcelo Déda e do prefeito de Lagarto, Zezé Rocha. Dom Mário falou sobre o compromisso da fraternidade, amor incondicional e a paz como progresso da humanidade. Por fim, realizou a bênção do Santíssimo.
"Que Deus abençoe a todos nós para que cumpramos o nosso dever de cidadãos e a todas as autoridades que trabalham na construção de um Brasil novo", disse. No encerramento,o padre da Igreja Nossa Senhora da Piedade, Pedro Vidal, agradeceu a todos que se empenharam na realização da festa da padroeira.
Estiveram presentes o vice-governador, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, das Cidades e Integração Municipal, Bosco Costa, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, e de Coordenação Política, Jorge Araújo, o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal Jackson Barreto e o deputado estadual Valmir Monteiro.
44ª Exposição
O roteiro da visita do governador ao município de Lagarto incluiu a 44ª Exposição e Feira de Animais da Região Centro Sul, no Parque de Exposições Nicolau Almeida. Na feira, que acontece até este domingo, 9, estão expostos caprinos, ovinos e eqüinos. Na última semana, a feira registrou um recorde no Nordeste, com R$ 1,4 milhão em transações comerciais com cavalos da raça Quarto de Milha. O volume de negócios com a comercialização de ovinos, tipo de rebanho que tem feito Sergipe se destacar em nível nacional, foi de R$ 470 mil.
O governador visitou os vários estandes do evento, entre eles o da unidade regional do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro). Na feira da agricultura familiar, Déda conferiu diversos produtos como os derivados do mel, de extrato de própolis a sabonete de mel, artesanatos diversos em madeira e tecido, além de derivados do leite de cabra, como iogurte e queijo. No pavilhão de ovinos, destaque para as ovelhas da raça Santa Inês, com melhoramento genético que proporciona maior produtividade de carne.
Revitalização da pecuária
Na área da pecuária, Sergipe comercializa matrizes e semens com 22 Estados. "Vemos que há possibilidade de desenvolvimento, então precisamos melhorar ainda mais esses negócios", ressaltou Marcelo Déda. O governador comunicou que no fim do ano será realizado um seminário com o objetivo de promover melhoras na agropecuária de Lagarto.
Déda também enfatizou o interesse de que a feira de animais de Lagarto continue sendo um espaço privilegiado para que o produtor possa fazer negócios e melhorar a performance da pecuária e da ovinocultura. "É um evento muito importante, mantê-lo é fundamental e esperamos que a cada ano possa se modernizar e estar mais adequada aos padrões que o mercado exige".
O governador ressaltou que a próxima edição da Exposição da Região Centro Sul será marcante e consagrada pela parceria dos produtores com o Governo do Estado. "Será o ano de recuperação, para melhorar a criação e estimular o comércio para que esse ramo da economia possa ser cada vez mais fortalecido". Por fim, Déda agradeceu aos criadores por contribuírem para manter o Estado livre da aftosa. A segunda etapa da vacinação acontecerá em novembro.
Saúde e segurança
Marcelo Déda também afirmou que pretende anunciar a licitação para a construção do Hospital Regional de Lagarto ainda neste ano. O governador comunicou também que já autorizou a construção da nova delegacia do município. Na área de educação, Déda disse que está negociando com o Governo Federal a abertura de 40 vagas para o curso de Engenharia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Lagarto (Cefet).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa de procissão e exposição de animais em Lagarto – Foto: Márcio Dantas/ASN