Marcelo Déda prestigia o desfile de 7 de Setembro
Com o tema "Brasil Independente, um Brasil para todos", foi realizado nesta sexta-feira, 7, o tradicional desfile de Sete de Setembro, na Avenida Barão de Maruim. O governador de Sergipe, Marcelo Déda, prestigiou o evento, que marcou 185 anos de independência do Brasil, ao lado de secretários de Estado, entre outras autoridades. Cerca de 70 escolas da rede pública estadual de ensino, com mais de três mil alunos, deram uma verdadeira lição de civismo e amor à pátria.
O evento começou com os destacamentos da Força Expedicionária Brasileira, formada por ex-combatentes que participaram da 2ª Guerra Mundial, e da Capitania dos Portos de Sergipe. Em seguida, passaram pela avenida oficiais da 19ª Circunscrição do Serviço Militar, do 28º Batalhão de Caçadores e da Força Aérea Brasileira. Houve, ainda, a apresentação dos destacamentos motorizados da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Sergipe, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Estado de Sergipe e Guarda Municipal de Aracaju. Várias companhias da Polícia Militar também se desfilaram e mostraram seus equipamentos e trabalho.
Depos foi a vez do desfile estudantil, iniciado com a apresentação da Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (Secbanda). Durante o desfile, os estudantes chamaram a atenção para vários assuntos, a exemplo de patrimônios nacionais, como a Amazônia e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil. Outros temas abordados foram a miscigenação e história do povo brasileiro, paz e inclusão social pelo esporte.
O governador ressaltou a importância das comemorações pelos 185 anos de independência, como um momento de reflexão sobre a contribuição de gerações passadas para que o Brasil consolidasse como uma nação soberana, independente e democrática.
"É um momento que nos inspira a consolidar o que considero uma grande conquista, que é fazer do Brasil uma nação justa. Aí nós estaremos realizando o ciclo completo de valores que inspiraram, ao longo do tempo, os nossos heróis, como Frei Caneca , Tiradentes , Dom Pedro e todos os que deram a vida pela liberdade dos brasileiros. Todos esses homens e mulheres hoje são lembrados e o Brasil pode pensar em um futuro melhor".
Para o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, os estudantes demonstraram grande interesse e entusiasmo nesse ato de civismo. "É um evento que fortalece a perspectiva de que iremos avançar cada vez mais para um Brasil independente com a participação das escolas públicas". O secretário enfatizou a recuperação do prestígio e importância da rede pública em Sergipe. "Estamos chegando junto das escolas e discutindo o que é necessário para oferecer uma educação de qualidade. Estamos discutindo as questões pedagógicas e isso está gerando uma nova motivação por parte dos professores e alunos".
Desfile Estudantil
As primeiras escolas estaduais a desfilarem foram as da 8ª Diretoria Regional da Educação, que abrange os municípios de Igtaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Nossa senhora do Socorro, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão. Para a projetista Cândida Venâncio, o desfile de Sete de Setembro reacende o civismo entre os jovens. "É um momento que contribui para o crescimento da cidadania". A diarista Maria Silva Pereira disse que faz de tudo para não perder o desfile. "Tem uns 30 anos que sempre venho. Acho muito bonito principalmente as bandas e os carros alegóricos".
Entre as escolas de Aracaju em destaque esteve a Valnir Chagas, que foi a única de Sergipe a ganhar duas medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática de 2006. Além disso, quatro alunos da unidade de ensino receberam certificado de menção honrosa.
Premiação
As 10 escolas com as melhores performances no desfile serão premiadas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED) com troféus e placas. Os itens avaliados pela comissão da SEED, formada por professores de música e educação física são banda, condução das bandeiras e apresentação geral das escolas. O resultado deve ser divulgado na semana que vem.
Folclore regional
O desfile de sete de setembro também abriu espaço para a valorização da cultura através do folclore. Peneirou Xerém, do bairro Castelo Branco, Guerreiros de Japaratuba, Batalhão São Pedro, de Santo Amaro das Brotas, Bataçhão de Idosos de Rosário do Catete, Bonecos Gigantes de São Cristóvão e Pernas de Pau de Santo Amarodas Brotas foram alguns que representaram a
diversidade dos grupos folclóricos de Sergipe no evento.
Presenças
O desfile contou com a presença do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, do secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, do comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Coronel Willian Georges Abrahão, do comandante da Polícia Militar de Sergipe, José Péricles Menezes, do capitão da aeronáutica, Marcos Rogério Alves, do capitão de Fragata, Vanley Monteiro, e do presidente do Tribunal de Justiça, Artêmio Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda prestigia o desfile de 7 de Setembro – Foto: Márcio Dantas/ASN