‘Santo de Casa’ já conquistou 300 novos doadores de sangue
Desde que foi iniciada há três meses, antes mesmo do lançamento oficial para os servidores do Estado realizado pelo governador Marcelo Déda em 29 de agosto, a campanha para doação de sangue ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’ já conquistou 300 novos doadores voluntários. Desenvolvida pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen), a campanha vai até empresas e instituições públicas e privadas para desmistificar as doações e estimular os trabalhadores e se engajar na causa.
A mobilização começou ainda durante os festejos juninos, período em que aumenta a demanda de sangue dos hospitais por conta do aumento na quantidade de acidentes com fogos e nas rodovias. A primeira empresa a participar da coleta externa de sangue foi a Cimesa, do Grupo Votorantin, em Laranjeiras. Dentro do próprio Governo, os funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da Secretaria de Administração (Sead) foram os primeiros a dar o bom exemplo.
De lá para cá, os servidores do Palácio de Despachos, da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis) e da Casa Civil também aderiram à campanha, assim como a TV Sergipe, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Rotary Clube Aracaju Leste, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Banco do Brasil, entre outras instituições.
"A sensibilização das empresas e órgãos do governo mostra o quanto a sociedade está atenta às causas sociais", disse o presidente do Hemolacen, Roberto Gurgel. A gerente de atividades médicas do Hemocentro, Mariamália Andrade, enfatizou que doar sangue é um ato de amor ao próximo. "Doar não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas", informou.
Como participar
As empresas e instituições interessadas em agendar palestras com a equipe multidisciplinar do Hemolacen para esclarecer todo o processo de doação e agendar a coleta externa de sangue podem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos ou Serviço Social do Hemocentro. "Esta é a solidariedade que pode salvar vidas. Doar uma vez é bom, mas ser um doador cadastrado e regular é melhor ainda", afirmou Roberto Gurgel.
Para se cadastrar, é preciso que o doador atenda aos seguintes requisitos básicos: estar bem de saúde, bem alimentado e descansado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, não ser portador de doenças como sífilis, hepatite e doença de Chagas, não ser portador do vírus HIV, pesar mais de 50kg e ter entre 18 e 60 anos.
Para o cadastro, o doador deverá apresentar um documento de identificação com foto. A doação pode ser feita na sede do Hemocentro, localizado na Avenida Tancredo Neves, Centro Administrativo Augusto Franco, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Santo de Casa’ já conquistou 300 novos doadores de sangue – Foto: Márcio Garcez/Saúde