Membros do MST aprendem sobre alimentação saudável
O IV módulo do Programa Estadual de Capacitação de Educadores em Saúde nos Assentamentos e Acampamentos do MST (Plantar Saúde) foi realizado no último fim de semana no Povoado Quissamã, em São Cristóvão, com o tema ‘Alimentação Saudável’. Integrantes da Pastoral da Criança demonstraram para mais de 100 integrantes do MST como extrair mais saúde e vida dos alimentos. A capacitação é elaborada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a assistente social Florice Brito, da equipe pedagógica da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), durante a semana passada os membros da Pastoral e do MST discutiram a rotina da comunidade, além de legislação de saúde e tratamento de algumas doenças. Em seguida, foi a vez da parte prática. "Nós não chegamos aqui com um plano de aula estabelecido. Conversamos e trocamos experiências, juntamos tudo e depois fazemos a capacitação", explicou.
Segundo Nadiege Reis, assistente social e coordenadora da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Aracaju, o objetivo deste módulo é levar a praticidade da alimentação saudável. "Conhecemos primeiro o tipo de alimentação a que eles têm acesso e, dentro deste contexto, passamos receitas de como aproveitar melhor as proteínas de cada alimento e ajudar a combater a desnutrição e a mortalidade infantil das crianças nos acampamentos", contou a representante da Pastoral da Criança.
Na sexta-feira, 31, os membros do MST aprenderam a fazer um suco anti-estresse, uma mistura de frutas. No sábado, 1º de setembro e no domingo, dia 2, as receitas foram à base de macaxeira e folhas de palma. "Como eles utilizam muita macaxeira, vamos fazer um nhoque e um cuscuz de macaxeira e outras comidas à base de palma, que é um antioxidante bastante protéico, com alto valor nutritivo e muitos deles encontram facilmente nas suas plantações. Quem tem conhecimento, tem autonomia, e é isso que queremos passar", acrescentou Nadiege.
Para a educadora Rita Freitas, umas das representantes do coletivo de saúde da direção estadual do MST, o curso ajuda a comunidade a cuidar melhor de si. "Aprendemos mais sobre diabetes e hanseníase, por exemplo. O curso é muito rico e vai ajudar a desafogar os postos de saúde porque, com a nutrição das crianças, elas vão adoecer menos, e com o conhecimento, vamos auxiliar os agentes de saúde. Eu mesmo não sabia que a casca da banana servia para tanta coisa como xampu, sabonete e até remédio", frisou.
Segundo Rita, em Sergipe mais de 16 mil pessoas fazem parte do MST. Até agora, já foram capacitados mais de 500 integrantes, que repassarão seus conhecimentos para os demais. "Vamos fazer encontros regionais e convidaremos os agentes de saúde para participar", informou Rita, acrescentando que o primeiro encontro será de 20 a 25 de setembro, em Indiaroba.
Conheça o suco anti-estresse
Ingredientes
– 10 morangos
– 1/2 pêra
– 1 banana madura
– 1 colher de levedo de cerveja
– 3 copos de água
– açúcar ou mel a gosto.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata tudo e passe na peneira. Depois, é só tomar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Membros do MST aprendem sobre alimentação saudável – Foto: Wellington Barreto