Congresso Brasileiro de Educação começa em Aracaju
A secretária adjunta de Educação do Estado, professora Maria Hortência Pereira de Araújo, fez a abertura oficial do Congresso Brasileiro de Educação na manhã desta sexta-feira, 24, no Gonzagão, em Aracaju. O evento prossegue até a próxima terça-feira, 28. A professora representou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, que neste sábado, às 9h45min, vai apresentar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no congresso.
Realizado pela Associação de Educação, Cultura, Arte e Pesquisa (AECAD), o Congresso, que é direcionado a professores, estudantes e interessados pelas ações educacionais, tem como objetivo contribuir com a interação social nas mais diferentes relações com o saber. O Congresso Brasileiro de Educação vai discutir no período o tema "Políticas Públicas para as Relações Sociais Competitivas: Aquecimento Global, Saúde, Educação e Cidadania".
Durante seu pronunciamento, Hortência Araújo abordou a importância da educação. Ela frisou que o tema não só interessa àqueles que trabalham diretamente no processo de ensino aprendizagem ou que são gestores educacionais, mas está na pauta de discussão da sociedade e dos governos.
"Estamos vivendo um momento importante porque se um lado à sociedade está insatisfeita com a educação ofertada nas escolas, o que é um ponto negativo, por outro lado a sociedade e os educadores, estão mostrando disposição em discutir os problemas e construir caminhos que levem à melhoria da qualidade da educação em todo o país", disse a professora.
As metas do Plano de Desenvolvimento da Educação e suas formas de discussão pelas regiões de Sergipe foram previamente comentadas pela secretária. Hortência Araújo disse que o Governo Marcelo Déda está encarando a Educação como um processo de construção coletiva que detém posição chave no processo de construir oportunidades para os cidadãos. "Ela é o principal meio para diminuir as graves desigualdades econômicas, sociais, étnico-raciais e culturais, que ainda são registradas no Brasil", afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura do Congresso, os professores Clodoaldo de Alencar Filho (UFS), Zuleide Farias de Mello (UFRJ), João Bosco dos Santos (Sesi) e Evanilson Tavares, da Diretoria de Educação de Aracaju. Eles foram recepcionados pelo coordenador do evento, professor Celestino Barros.
Programa do dia
Nesta sexta-feira, primeiro dia do evento, serão abordados temas como, "O Projeto de Educação no Socialismo", "Educação Pesquisa e Diversidade Regional", "A Barbárie Contemporânea", "Avaliação na Educação de Jovens e Adultos (EJA)" e A Importância do SEBRAE na Economia e na educação de Sergipe".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]