Atletas Especiais competem nos Jogos da Primavera
Aproximadamente 200 atletas especiais, inscritos no XXIV Jogos da Primavera/Olimpíadas Escolares 2007, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), estão em dia de competição. Nesta segunda-feira, 20, no Estádio João Hora, em Aracaju, eles disputam as provas de atletismo – revezamento, salto em distância, arremesso e corrida. São portadores de necessidades especiais de escolas públicas, privadas e de instituições que prestam assistência a crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. A edição deste ano dos Jogos da Primavera será encerrada nesta terça-feira, dia 21, às 18 h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira.
Durante todo o dia, os atletas vão se revezar em competições. Acompanhados por familiares e professores de suas escolas, eles buscam um lugar no pódio. "A gente sabe a luta da equipe de professores e dos pais, sempre empenhados em oferecer o melhor a estas crianças. Isso nos emociona muito", disse a coordenadora da competição, professora Lívia Viana Mendonça.
Nas competições dos alunos com necessidades especiais, uma equipe de educadores capacitados se desdobra em atenção. Por todo o lado do campo, gritos de incentivo e de apoio os atletas, independente da colocação. Emocionada, a professora de Educação Física da Escola Estadual 11 de Agosto, Rosilma Andrade Valverde, afirmou que ver seus alunos vencerem as provas é gratificante. "Mas a missão já se torna compensadora com a participação deles nestes Jogos, torcendo uns pelos outros, lutando, querendo ultrapassar as barreiras".
A mãe do atleta Danilo, de 13 anos, Maria de Fátima Costa Silva, vem acompanhado as participações do filho desde o início da manhã. Deficiente visual, Danilo, que é aluno da Escola Caminhos do Saber, já conquistou duas medalhas de ouro, nos 100 e 250 metros rasos. "Temos consciência das limitações dos nossos filhos, mas sabemos que eles têm sonhos a realizar. Por isso temos que estar sempre apoiando".
O aluno do Colégio Estadual Laudelino Freire, de Lagarto, Jandson Santos do Rosário, é deficiente físico, mas não deixa de participar das atividades que a escola promove. Sua persistência tem contribuído com vitórias em seletivas e, conseqüentemente, participação nas etapas finais dos Jogos da Primavera. Jandson está competindo nas provas de arremesso de peso e atletismo – 100 metros rasos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]