Presos são transferidos para São Cristóvão
A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) transferiu na manhã desta segunda-feira, dia 20, 24 presos que estavam na 4ª Delegacia Metropolitana, no conjunto Augusto Franco, para o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. A unidade policial estará interditada temporariamente, por determinação do juiz Diógenes Barreto, da Vara de Execuções Criminais (VEC). A expectativa do secretário da Justiça e Cidadania Benedito Figueiredo é de que até o dia 28 mais presos sejam transferidos.
Uma reunião que acontece nesta segunda-feira na Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai definir a viabilidade jurídica para a assinatura de um decreto governamental que libere com mais agilidade recursos para as reformas necessárias do Hospital Garcia Moreno, em Nossa Senhora do Socorro. O projeto prevê a abertura de mais 150 vagas para presos provisórios que estão nas Delegacias da Grande Aracaju.
O secretário da Justiça também cobrou mais celeridade para a liberação das cartas de guia, feita pelo Tribunal de Justiça. O documento é necessário para que presos já condenados, que estão no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e até mesmo em delegacias da Polícia Civil possam ser transferidos para unidades prisionais no interior do Estado, que abrigam internos no regime semi-aberto. "Com essa agilidade poderíamos até identificar presos que já têm direito à liberdade provisória ou progressão de regime e abrir novas vagas no sistema prisional para os que estão nas Delegacias", comentou Benedito.
A transferência foi feita em comboio por 30 homens do Grupamento de Operações Policiais Especiais (Gope) do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), que transportaram os 24 presos em sete viaturas para o Copemcan, em São Cristóvão. A determinação judicial define que nas delegacias o limite de 20 presos por unidade deve ser respeitado, evitando uma superlotação e promovendo mais segurança para presos, policiais e comunidade.
Reformas
Em todo o Estado, a SSP, com o apoio da Secretaria da Infra-estrutura, estará promovendo a reforma em 51 delegacias. A expectativa é melhorar o atendimento ao público e liberar gradativamente os presos para as unidades prisionais ligadas à administração penitenciária.
Este ano, segundo dados da Superintendência da Polícia Civil, foram presas mais de 1.200 pessoas em Sergipe. Mais de 500 delas foram transferidas para os presídios, sobretudo para o Copemcan, em São Cristóvão. A expectativa da administração do sistema penitenciário em Sergipe é de que com as adequações no hospital de custódia psiquiátrica Garcia Moreno, e com a entrega do novo presídio do bairro Santa Maria, o Governo do Estado consiga estabilizar o número de presos nas Delegacias da Grande Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Presos são transferidos para São Cristóvão – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP