Governador participa da festa da padroeira de Tobias Barreto
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou, na tarde de domingo, 18, da festa em homenagem à Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, padroeira do município de Tobias Barreto, a 127 quilômetros da capital. Com cantos e louvores, centenas de moradores da região acompanharam a procissão com a imagem da santa pelas principais ruas da cidade. A demonstração popular de tradição e fé acontece na semana marcada pela audiência histórica realizada no município, na última terça-feira, 15, quando Governo do Estado e tobienses optaram, democraticamente, pela implantação do sistema de captação de água na barragem Jabiberi. A decisão vai solucionar o problema do abastecimento de água que vinha afetando a região nos últimos 20 anos.
"Esse foi um momento importante de diálogo e de respeito mútuo entre Governo e a população na busca de alternativas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Agora, venho trazer meus votos de felicidade de todo o povo sergipano a essa festa tão importante para os tobienses", declarou Déda.
Pela manhã, foram realizadas uma alvorada em homenagem à padroeira e uma missa solene, celebrada pelo bispo de Estância, Dom Marco Eugênio, na igreja matriz que leva o nome da padroeira da cidade conhecida pelo comércio de rendas e bordados. À tarde, ao som da Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, moradores dos povoados Montes Coelhos, Samambaia, Baixão e Nova Brasília, entre outros, se juntaram aos da sede do município no cortejo de palmas, rezas e pés descalços.
"O dia da festa da nossa padroeira é motivo de muita alegria para os tobienses. É o momento de agradecer e pedir por paz e prosperidade para o nosso município", afirmou a prefeita de Tobias Barreto, Marli Barreto. As homenagens à Nossa Senhora Imperatriz dos Campos começaram no dia 9 de agosto, quando teve início o novenário. O encerramento das comemorações aconteceu em frente à igreja matriz, após duas horas de procissão.
Tradição
A procissão em Tobias Barreto atraiu gente de idades e lugares diversos com o mesmo sentimento que mantém a tradição de louvar à padroeira da cidade fundada no final do século XVI. Laço de fé que une durante todo o percurso, ano a ano, três diferentes gerações de famílias como a da costureira Eleusina Soares, 50 anos. "Desde pequena fui acostumada a participar dessa festa. Hoje é a vez das minhas netas saírem de anjinhas. É um momento muito especial de consagração da nossa fé", afirmou Eleusina, ao lado da filha Elisângela, 26, e das gêmeas Vitória e Verônica, 7.
Com os pés descalços e terço em mãos, a aposentada Zefira de Jesus, 70, também demonstrou disposição na procissão. O mesmo fôlego para a devoção à Nossa Senhora Imperatriz dos Campos teve o camponês Adeovan Bonfim, 19, que caminhou 16 quilômetros do povoado Nova Brasília, onde mora, para participar da festa na sede do município. "Para mim, esse é um dia sagrado. Com a santa eu aprendo que fé é ter sempre mais vontade", disse o jovem agricultor.
Acompanharam a procissão os secretários de Estado das Cidades e Integração Municipal, Bosco Costa, da Fazenda, Nilson Lima, da Administração, Jorge Alberto, de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana. Também estiveram presentes o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Lima, o secretário-adjunto da Comunicação Social, Maurício Pimentel, e o secretário-adjunto de Infra-Estrutura de Tobias Barreto, Adilson de Jesus Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa da festa da padroeira de Tobias Barreto – Foto: Márcio Dantas/ASN