Secretaria de Comunicação faz reunião com a imprensa do Centro-Sul
Aproximar e qualificar o diálogo entre os representantes da nova política de comunicação do Governo do Estado e os empresários e profissionais da comunicação do interior de Sergipe. Esse foi o objetivo do primeiro encontro do Projeto Mídia e Governo, realizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) na manhã de sábado, 18, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no município de Lagarto. O evento reuniu dez veículos de comunicação da região Centro-Sul do Estado e foi classificado pelos participantes como uma contribuição inédita e importante na busca de profissionalismo e transparência na comunicação pública de Sergipe.
"Esse projeto é o pontapé inicial para a interiorização das ações da política de comunicação do Estado. O que queremos é ampliar e melhorar a relação com os profissionais dos meios de comunicação do interior, através do diálogo transparente e aberto sobre os princípios que norteiam essa política. Por isso estamos estabelecendo esse contato mais direto, para apresentar nossas ações, ouvir sugestões e críticas e estabelecer parcerias", declarou a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino.
Durante o encontro, os profissionais de comunicação do Centro-Sul do Estado foram apresentados à atual equipe das diretorias de Marketing, Imprensa, Audiovisual e Integração e Projetos da Secom e assistiram à exibição de um vídeo com o balanço das ações da Secretaria nos primeiros sete meses de administração. Os participantes do Projeto Mídia e Governo também ficaram por dentro da estrutura de funcionamento da Agência Sergipe de Notícias e do novo modelo de licitações para área de publicidade do Governo.
A meta da Secom é trabalhar em parceria com os veículos para potencializar a divulgação e o conceito de informação como direito do cidadão e instrumento de crescimento e inclusão social dos municípios sergipanos. De acordo com a secretária de Comunicação, através do Projeto Mídia e Governo, a Secom fará um mapeamento mais completo da circulação, tiragem e penetração dos meios de comunicação no interior.
"Esse diagnóstico ajudará o Estado a elaborar planos de investimento em mídia que levem em consideração as características e diferenças regionais. Isso gerará projetos diferenciados de acordo com as potencialidades e as necessidades de cada região", explicou Eloísa Galdino.
Repercussão positiva
A necessidade de estabelecer uma forma legalizada de relacionamento com as rádios comunitárias, de buscar soluções para ampliar o canal de diálogo com os gestores públicos do primeiro e do segundo escalões e a extensão do sinal da Fundação Aperipê para mais localidades no interior foram alguns dos principais pontos discutidos na reunião.
"Considero louvável essa disposição do Governo em fazer um levantamento da comunicação no interior e manter um contato mais direto com profissionais da área nos municípios. Acho também que essa aproximação ajuda a valorizar o que é nosso, a nossa cultura e identidade", opinou o radialista Sidney Sérvulo, da Rádio Luandê, de Tobias Barreto, ao ouvir a sugestão colocada pelo secretário-adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, de incentivar um canal de divulgação da cultura sergipana nos meios de comunicação do interior.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação do Estado de Sergipe (Sinaterj), Messias Carvalho, a iniciativa estimula a profissionalização da comunicação no interior do Estado. "Com esse processo de valorização dos profissionais, de ampliação do debate e de esforço conjunto para levar informação à comunidade, começa-se a escrever um novo capítulo na história da comunicação em Sergipe", declarou o radialista, que apresenta nas rádios Aperipê AM e F, o programa ‘Sergipe em Debate’, transmitido em rede para várias regiões do Estado.
Proprietário da Rádio Eldorado FM, o empresário José Raimundo Ribeiro, o Cabo Zé, também avalia a iniciativa como decisiva para a construção de um espaço democrático e interativo entre a Secom e os meios de comunicação do interior sergipano. "Essa é a primeira vez que o Governo estabelece um canal para ouvir o dia a dia dos profissionais da nossa região. Isso só ajuda a melhorar ainda mais nosso trabalho e valorizar o desenvolvimento da comunicação no interior do Estado", disse Cabo Zé.
Nos próximos meses, o Projeto Mídia e Governo vai ser implementado também nos municípios das outras sete regiões de Sergipe. Depois do Centro Sul, o próximo alvo da Secom será os profissionais de comunicação da região do Sertão sergipano.
Participantes
Entre os participantes do primeiro encontro do Projeto Mídia e Governo, estavam representantes da Rádio Eldorado, Rádio Progresso, Rádio FM Aparecida, Rádio Comunitária São Domingos, Jornal Sergipe Hoje, FM Luandê, de Tobias Barreto e FM Boca da Mata, de Nossa Senhora da Glória. Também esteve presente o presidente da Associação Brasileira de Rádio Comunitária em Sergipe, José Carvalho de Menezes. Além de Lagarto, a região Centro Sul é formada pelas cidades Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.
Representando a Secretaria de Estado da Comunicação, estiveram presentes os diretores de Imprensa, Leonardo Zanelli, de Marketing, Caroline Portugal, e de Imagem, Márcio Dantas, a assessora do Núcleo de Integração e Projetos, Kadydja Albuquerque, e a diretora do Núcleo de Audiovisual, Celiene Lima.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria de Comunicação faz reunião com a imprensa do CentroSul – Foto: Márcio Dantas/ASN