Deagro realiza ‘Dia do Campo Limpo’ em Lagarto
Conscientizar a população dos riscos no uso incorreto de agrotóxicos e orientar como deve ser feita a devolução adequada das embalagens vazias. É com esse objetivo que o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do estado de Sergipe (Ardase) comemora o "Dia Nacional do Campo Limpo". O evento acontece durante toda esta sexta-feira, 17, numa propriedade rural na comunidade Genipapo, localizada no município de Lagarto. Durante todo o dia serão realizadas atividades, como distribuição de materiais didáticos e palestras com técnicos das áreas da saúde e agrícola.
Segundo a gerente de Defesa Vegetal do Deagro, Maria Aparecida Andrade, um dos principais problemas relacionados ao uso de agrotóxicos em Sergipe é o fato de que o produtor compra o produto sem a receita emitida por um engenheiro agrônomo. Com isso, o produtor corre o risco de comprar algo inadequado ao combate da praga que está prejudicando a sua plantação, conseqüentemente matando os inimigos naturais acarretando num desequilíbrio ambiental.
Segundo Maria Aparecida, o produtor deve, antes de devolver a embalagem do produto, lavá-la por no mínimo três vezes. O resíduo do agrotóxico deve ser depositado dentro de um pulverizador, ou então, ser colocado num saco e devolvido no local onde comprou. O não cumprimento destas etapas pode causar danos à saúde do produtor. Além disso, quando os resíduos são jogados no meio ambiente, o acúmulo de lixo pode resultar em danos ambientais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]