Governo e Unesco lançam programa Abrindo Espaços
Segundo o governador, o Estado e a Unesco têm traçado um diálogo de qualidade, que já tem como primeiro fruto o Abrindo Espaços. "A nossa intenção é nos aproximar cada vez mais desse organismo internacional. Além disso, diante do papel da maior importância que a ONU (Organização das Nações Unidas) desempenha hoje no mundo, é uma honra para nós participar dessa parceria", afirmou Marcelo Déda.
Inicialmente, o programa será implantado em dez escolas, seis na capital e quatro no interior de Sergipe. Porém, a meta do Governo do Estado é que até dezembro deste ano 61 escolas já tenham aderido ao programa. Professores e outros colaboradores serão responsáveis por conduzir as oficinas do programa. É a própria comunidade, num diálogo com o Governo, que irá definir os temas das ações de acordo com a necessidade de cada local.
Uma das metas fundamentais da ação é aproximar a comunidade da escola. "Vamos usar a rede física da educação para que os seus equipamentos funcionem também no fim de semana. Esse patrimônio poderá ser um centro de prática de esportes ou um laboratório de informática, por exemplo. Assim a comunidade pode viver a escola, valoriza-la. Dessa forma o espaço escolar pode crescer junto com a comunidade", observou o governador.
De acordo com a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, as escolas serão equipadas com a estrutura necessária para o desenvolvimento das ações. "As demandas de livros e outras ferramentas, como os laboratórios de informática, serão disponibilizadas. Queremos fazer da escola um espaço da alegria, do lazer e do saber. Os alunos poderão se apropriar dos bens culturais, viver com seus familiares e seus amigos nesse projeto de inclusão social", explica.
O Abrindo Espaço é desenvolvido atualmente em quase 2.500 escolas em todo país. Ele está presente em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. O acesso às atividades contribui para a redução dos índices de criminalidade entre os jovens e para a inclusão social.
Referência
Durante o ato, também foi assinado pelo Governo do Estado e Unesco um ‘Memorando de Entendimento’, que estabelece uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento social, educacional e cultural. Entre os objetivos previstos está a elaboração de projetos de cooperação que abranjam as demandas nos planos ético, político, social, econômico, cultural e legislativo. Para isso, será estabelecida uma agenda estratégica a partir da articulação de ações inovadoras locais, buscando referências e apoios em experiências nacionais e internacionais.
Na solenidade, também foi feito o lançamento do marco estratégico para a Unesco no Brasil. O documento define as diretrizes de cooperação internacional que vão guiar as ações do órgão no Brasil daqui para frente. Foram estabelecidos quatro temas intersetoriais prioritários: prevenção da violência entre os jovens, educação para o desenvolvimento sustentável, combate à discriminação racial e promoção de sítios de valor excepcional.
O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado para que o organismo possa desenvolver as suas atividades. "Estamos aqui para fazer de Sergipe um espaço de cultura de paz, onde a educação possa avançar em direção ao desenvolvimento humano e social", discursou.
Animação
A solenidade começou com festa. Os grupos de percussão Lateiros Curupira, do projeto Recriando Caminhos, e Tambores da Esperança, da Escola Estadual Arabela Ribeiro, de Estância, animaram os presentes com apresentação de músicas de axé e cantigas de roda.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o secretário de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior, o secretário de Estado da Cultura, Luis Alberto dos Santos, o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, o comandante da Polícia Militar, coronel Péricles Menezes, o presidente da Pronese, Zezinho Guimarães, a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, o presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, a representante da Unesco em Sergipe, Anailde Pereira e a presidente do Instituto Recriando, Maria Luci Silva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e Unesco lançam programa Abrindo Espaços – Foto: Janaína Santos/ASN