Reunião acadêmica discute finalização do PDTP
Professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participaram nesta segunda-feira, 13, da primeira reunião de discussão acadêmica voltada à estruturação do Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), tratou de temas como a caracterização sócio-econômica do Estado e de seus territórios de desenvolvimento.
"Esta é a primeira reunião de cunho econômico para a construção do Plano de Desenvolvimento. É uma discussão acadêmica, mas com fins práticos. A finalidade é chegar ao que consideramos ideal, ou seja, ao desenvolvimento baseado em inclusão pela renda e pela cidadania", afirmou a secretária de Planejamento, Lúcia Falcón.
Os professores apresentaram aos membros da Seplan envolvidos diretamente com a construção do Plano de Desenvolvimento um estudo com plano de metas, contemplando fatores como indicadores sociais, meio ambiente, setores produtivos e infra-estrutura.
"A caracterização sócio-econômica do Estado é um dos passos, mas a estrutura do Plano envolve também as demandas do planejamento participativo, levando em consideração fatores como recursos humanos, a exemplo de escolaridade e demografia, capital social e governança de cada território", explicou o professor Ricardo Lacerda durante a sua apresentação.
Territorialização
Um estudo criterioso, feito pela Seplan em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, dividiu o Estado em oito territórios. A principal finalidade é a aplicação do Planejamento de Desenvolvimento territorial Participativo (PDTP) de acordo com as características de cada um deles.
O PDTP é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo promover o desenvolvimento sócio-econômico por meio de consultas populares. Desta forma, ele é elaborado a partir da participação democrática da sociedade e do engajamento da administração pública.
Durante os meses de junho e julho, a Seplan promoveu as conferências municipais e territoriais. Assim, elegeram-se as demandas de cada território, com a participação de mais de 20 mil pessoas.
Sergipe está dividido em oito territórios: Alto Sertão, Médio Sertão, Sul de Sergipe, Centro Sul, Leste Sergipano, Agreste Central, Baixo São Francisco e Grande Aracaju. Eles foram definidos de acordo com critérios como identidade cultural, econômico-produtiva e geoambiental, respeitando os municípios que os compõem.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reunião acadêmica discute finalização do PDTP – Foto: Lúcio Telles Seplan