Professores participam do curso ‘Tecnologia para a Cidadania’
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Tecnologia (Dite), iniciou nesta segunda-feira, 13, o curso "Tecnologia para a Cidadania", que é destinado aos professores contemplados com computadores do Programa de Inclusão Digital (Proid). Estão participando mais de 150 docentes de 22 escolas da capital e do interior. O curso, que acontecerá até a próxima sexta-feira, 17, está sendo realizado nos laboratórios de informática das unidades de ensino, sendo ministrado por professores articuladores.
Na sede da Divisão de Tecnologia, localizado no Edifício Estado de Sergipe, 15º andar, estão participando 20 professores. Para Márcia Marisa Gama, que leciona História na Escola Estadual 15 de Outubro, o curso será importante para o próprio aprendizado como também para os alunos. "Essa é uma maneira para melhorar a parte pedagógica, fazendo uma integração com os estudantes. Espero que este curso possa ajudar a que todos tenham interesse pela informática, já que o computador é uma ferramenta aliada do conhecimento", disse Márcia.
A professora Sandra Ribeira, articuladora da Dite, explicou que o curso tem como objetivo introduzir o profissional do magistério no universo do computador. "Este é um curso básico e estaremos passando para os cursistas as noções básicas de informática, a exemplo de como lidar com a rede mundial de computadores, mais conhecida como a Internet", informou.
O curso terá 20 horas e tem como finalidade promover situações de aprendizagem sobre a utilização da informática como subsídio para o aprimoramento das atividades pessoais e profissionais dos professores. "A Dite está oferecendo todo o material pedagógico aos ministrantes e fazendo um acompanhamento de todo o trabalho, visitando, durante toda a semana os locais onde estão sendo realizados os cursos", falou Margareth Cristóvão, coordenadora pedagógica.
De acordo com Margareth, o curso é destinado a todos os professores que não dominam o uso do computador. "Em novembro estaremos realizando uma outra etapa com mais professores, contemplando desta forma os docentes que receberam e ainda não sabem lidar com a informática", afirmou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Professores participam do curso ‘Tecnologia para a Cidadania’ – Foto: Juarez Silveira/Educação