Começa a segunda etapa dos Jogos da Primavera
Mais de seis mil pessoas prestigiaram a abertura dos XXIV Jogos da Primavera/Olimpíadas Escolares 2007, ocorrida no último sábado, 11, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, ao abrir oficialmente a segunda etapa dos jogos, afirmou que o Governo do Estado reorganizou o certame com o objetivo de levar o esporte para todos os municípios sergipanos.
"Essa é uma noite de grande emoção para todos, sobretudo porque os estudantes representam uma parcela da população brasileira que sempre lutou pela redemocratização do país, e hoje estão aqui integrados por meio do empenho do Governo do Estado e da Secretaria de Educação, que reorganizaram os Jogos com o intuito de levar o esporte a todos os municípios sergipanos", afirmou o secretário Lima.
Coreografias
Na abertura aconteceram coreografias, desfiles das bandeiras das escolas e interpretação musical da aluna portadora de necessidade Ana Paula Vieira, de Nossa Senhora Glória. Houve hasteamentos de bandeiras do Brasil e de Sergipe ao som do Hino Nacional, executado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe.
A primeira competição dos jogos ocorreu logos depois das apresentações artísticas. Os alunos da Escola Professor Arício Fortes e do Colégio Estadual Governador João Alves jogaram Futsal, na categoria B masculino. O resultado foi de 4 a 2 para o João Alves.
Competições
Durante 10 dias, mais de 10 mil atletas de 251 escolas das redes estadual, municipal, federal e particular de ensino vão competir em 19 modalidades esportivas. A rede estadual participa com atletas de 133 escolas disputando em todas as modalidades. Nesta segunda etapa, as modalidades são Atletismo, Atletismo Adaptado, Capoeira, Capoeira Adaptada, Ciclismo, Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Natação Adaptada, Tênis de Mesa, Triatlon e Xadrez.
Depoimentos
Para o aluno do 3º ano científico do Colégio Estadual Edézio Vieira de Melo, Jéferson dos Santos Rocha, de 17 anos, a prática esportiva é boa para a saúde. Já seu colega de sala Emerson Rafael Silva disse que o importante é que o esporte retira as pessoas dos riscos das ruas e da violência. A escola disputa nesta fase a competição de Voleibol masculino.
O aluno Luiz Carlos de Santana, do Colégio Estadual Governador Lourival Batista, em Porto da Folha, disse que a escola vai disputar com o time de Futebol. Ele acha que praticar esporte gera desenvolvimento no corpo e na mente. Segundo o professor de Educação Física do colégio, Anselmo Rito, desenvolver competições esportivas contribui para a socialização dos estudantes.
O diretor do Colégio Estadual Emiliano Guimarães (Malhada dos Bois), José Gomes Panta, enfocou que a unidade está classificada para a 2ª etapa com o Handebol. "Depois que o professor começou a estimular os alunos a jogarem, a disciplina, o rendimento e a aprendizagem aumentaram. Os estudantes que estão aqui hoje serão estimulados a participar da competição no próximo ano".
A diretora do Colégio José Amaral Lemos, Tereza Cariri, disse que os alunos vão competir nas modalidades Futsal (feminino Categoria A), Atletismo (diversas) e Natação (masculino). "Temos destaque no Estado pelo Atletismo que nossos alunos praticam. O aluno que pratica esporte melhora em vários aspectos, como sua noção de compromisso social e visão de mundo".
A diretora da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, Maria Virgínia de Azevedo Vital, de Aracaju, disse que os alunos da escola que gerencia estão participando em Futsal, Voleibol e Handebol (masculino e feminino). Para ela, o esporte promove a cidadania.
Inclusão
Mais de 20 estabelecimentos de ensino enviarão atletas que disputam nas modalidades adaptadas. Para a professora de Educação Física da Escola Estadual 11 de Agosto, Rozilma Andrade Valverde, pelo esporte adaptado é possível promover a inclusão social de alunos portadores de necessidades especiais.
"Essa unidade participa somente nas modalidades Atletismo e Natação, mas em 2006 fomos campeões do esporte adaptado. Esses alunos participam já na 2ª Etapa dos Jogos, justamente por serem especiais. Para nós que trabalhamos durante todo o ano para integrar esses estudantes na escola e na sociedade, é muito importante que os Jogos da Primavera contemplem esses estudantes".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Começa a segunda etapa dos Jogos da Primavera – Foto: José Santana Filho/Educação