Sergipe integrará rota do Rally Internacional dos Sertões
Pela primeira vez, o Estado de Sergipe integrará o roteiro da maior prova fora-de-estrada da América Latina, o Rally Internacional dos Sertões, que em 2007 passará por seis estados, percorrendo trilhas e rotas pelos mais variados terrenos desde o último dia 5 até 18 de agosto. Para recepcionar o evento, em Sergipe, nos dias 16 e 17 de agosto, o Governo do Estado está preparando uma grande estrutura envolvendo 15 secretarias e diversos órgãos estaduais e municipais.
Participam da prova 90 motocicletas, 70 automóveis, 10 caminhões e 10 quadriciclos, além dos cerca de 300 veículos que integram a caravana, envolvendo equipes de apoio e organização. O início da prova aconteceu em Goiânia e o roteiro envolve os estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe, retornando à Bahia para a última etapa, com chegada em Salvador.
Chegada a Sergipe
A caravana chegará a Sergipe a partir do dia 16 de agosto, através da divisa com a Bahia, pela cidade de Simão Dias, passando pelas cidades de Lagarto e Salgado e percorrendo a BR-101 até a capital, onde será montada uma estrutura na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, contendo área de box, secretaria de prova, sala de imprensa, heliponto, posto de saúde e posto policial, entre outras instalações.
Para essa estrutura, serão reservados três estacionamentos da Orla (Praça de Eventos, no fundo das quadras de tênis e nas imediações da feira de comidas típicas) exclusivamente para os veículos integrantes da caravana do rally, durante os dias 16 e 17.
"É importante salientar que não será permitida a entrada de veículos não cadastrados nesses espaços durante a permanência do evento, já que o grande número de veículos envolvidos ocupará todos os espaços", esclarece o capitão PM Gilberto Melo, comandante da Companhia de Policiamento Turístico, responsável pelo patrulhamento na área.
Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão dispostos em toda a extensão da Orla e vias de acesso para orientar o tráfego durante a chegada e saída de competidores. A orientação é de que a população que deseje visitar o evento utilize os outros estacionamentos ao longo da Orla, a exemplo da área adjacente aos bares da orlinha.
Etapa Final
Na manhã do dia seguinte, 17, ocorre a largada para a última etapa com destino a Salvador, percorrendo a rodovia José Sarney, via balsa, passando pela estrada de acesso às praias da Caueira, Abaís e Saco, de onde os participantes chegarão até o entroncamento para Estância, seguindo até Indiaroba e a fronteira com a Bahia.
Mobilização
Para atender à demanda do evento, o Governo do Estado está promovendo uma grande mobilização que garantirá o perfeito funcionamento do evento, com toda a logística necessária para assegurar o sucesso da iniciativa. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, a prova representa uma excelente oportunidade de divulgação para o Estado, com a chamada mídia espontânea que acompanha todo o evento.
Segundo dados da organização, a edição do ano passado conseguiu divulgar 551 matérias e 447 fotos na mídia impressa nacional, de todos os pontos que integram o roteiro, além de 183 inserções em TV e a ocupação de seis horas e 25 minutos nas principais emissoras de rádio de todo o país. Só na internet foram registrados 5.443.219 acessos no sítio oficial do evento e a publicação de 1.143 páginas sobre o evento em diferentes portais.
"Como podemos perceber, é um evento de grandes dimensões que se reverte em uma excelente oportunidade de divulgação para o Estado", disse o secretário Gama.
Ação Social
Uma tradicional iniciativa da organização é a doação de material didático e mantimentos a comunidades carentes no roteiro da prova. Em Sergipe, a ação se dará no assentamento do MST no povoado Quissamã, em São Cristóvão, que se enquadra nos requisitos estabelecidos pela ação social do Rally dos Sertões.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe integrará rota do Rally Internacional dos Sertões – Foto: Donizetti Castilho