Convênio com MDA deve beneficiar territórios sergipanos
O secretário adjunto de Planejamento, Guilherme Rebouças, e o superintendente de Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Carlos Hermínio de Aguiar, se reuniram nesta quinta-feira, 2, com o coordenador de Ações Territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ronaldo Camboim. O objetivo foi iniciar as conversas para um possível convênio entre o Governo do Estado e o MDA para a integração entre os territórios instituídos pela administração estadual e os já estabelecidos pela SDT/MDA.
O convênio, obedecendo ao programa de Desenvolvimento Rural Sustentável e Redução das Desigualdades, beneficiaria os oito territórios sergipanos, já instituídos pelo Governo do Estado e resultantes de um estudo criterioso da Seplan. Também participaram da reunião, realizada na Seplan, articuladores do MDA.
Integração
Apesar da divisão do Estado em oito territórios, definidos por características econômicas, culturais e geoambientais, entre outras, o MDA apenas reconhece três territórios em Sergipe – Alto Sertão, Sertão Ocidental e Centro Sul. Já a divisão instituída pelo Governo do Estado abrange Alto Sertão, Médio Sertão, Sul de Sergipe, Centro Sul, Leste Sergipano, Agreste Central, Baixo São Francisco e Grande Aracaju.
O convênio deverá criar maneiras de contemplar os oito territórios com um Plano de Desenvolvimento. "Precisamos definir estratégias para caminharmos juntos, cada um cuidando de suas especificidades. Deveremos estabelecer a integração entre os territórios que já foram implementados", disse o superintendente de Desenvolvimento da Seplan. De acordo com Carlos Hermínio, a idéia é estabelecer planos conjuntos, integrando o meio urbano ao meio rural.
Ronaldo Camboim diz que é preciso estabelecer ajustes voltados aos territórios rurais entre a política do MDA e a do Governo do Estado. "A ação maior é do Governo do Estado. A idéia é construir um convênio que possibilite o apoio do MDA ao desenvolvimento dos territórios, mas sem imposição", afirmou.
Durante a reunião, o coordenador da SDT/MDA já adiantou que serão disponibilizados quatro articuladores do MDA para quatro territórios sergipanos. Os quatro territórios restantes receberão articuladores sob a responsabilidade do Governo do Estado. Desta forma, os oito ficam contemplados com a medida.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Convênio com MDA deve beneficiar territórios sergipanos – Foto: Lúcio Telles/Seplan