Projeto da Educação será desenvolvido em parceria com a SSP
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de Sergipe, lançado na manhã de quarta-feira, 25, no Hotel Parque dos Coqueiros, pelo governador Marcelo Déda e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, vai investir mais R$ 239 milhões na educação de Sergipe. Um dos projetos apresentados é o programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e com a Polícia Militar, por meio da Companhia de Segurança Escolar (CSE). A proposta faz parte do projeto Segurança Cidadão, incluído no planejamento estratégico apresentado pelo secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, ao governador Marcelo Déda.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Vera Cristina Santana, o programa tem como objetivo combater a violência física, psicológica, simbólica e ao patrimônio, levando cada aluno a conhecer e valorizar uma cultura de paz. Para atingir esse objetivo, os professores e policiais militares que participam do programa vão promover palestras e exposições sobre ética, cidadania e conflitos nos ambientes escolares.
A primeira fase do programa vai contemplar 30 escolas da rede pública estadual da capital e do interior do Estado. O programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’ vem complementar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas de Sergipe. O Proerd atua como medida proativa no controle do consumo de drogas e prática da violência e envolve professores, estudantes, pais e comunidade para ensinar mecanismos de segurança, para crianças do ensino fundamental, contra as drogas e a violência.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]