[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca e 300 agricultores e produtores do interior de Sergipe participaram do dia de campo sobre a cultura da mandioca e tiveram a oportunidade de conhecer duas novas variedades: a BRS Jarina e a BRS Poti Branca. O evento foi realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) em parceria com Embrapa Tabuleiros Costeiros Mandioca e Fruticultura. As atividades aconteceram nesta terça-feira, 24, em Umbaúba e também reuniram agricultores de Estância, Tomar do Geru, Indiaroba, Itabaianinha, Cristinópolis, Itaporanga, São Cristóvão, Santa Luzia do Itanhí, Boquim, Arauá e Salgado.

O dia de campo tem como objetivo disponibilizar informações técnicas sobre o cultivo da mandioca, colheita e avaliações das 19 variedades plantadas no local. Os participantes também aprenderam sobre como otimizar o beneficiamento do tubérculo para obter uma farinha de melhor qualidade. Além disso, inteiraram-se sobre novos canais de comercialização.

Segundo o diretor do escritório regional do Deagro de Boquim, Unaldo Barbosa Silva, a atividade é de extrema importância para os produtores. "Durante todo este mês, mobilizamos os agricultores e estamos mostrando aos produtores de forma teórica e prática as diversas tecnologias sobre o cultivo da mandioca para obtenção de produtos de alta qualidade".

Para o presidente do assentamento Saco do Barbosa, em Estância, Tiago Rodrigues da Costa, o dia de campo foi muito bom. "Neste ano já participei de dois dias de campo. Anoto tudo o que os técnicos explicam, pois quando chego no assentamento passo as informações para os meus companheiros", conta. Agricultor em Itabaianinha, Rafael da Cruz Correia cultiva mandioca há pouco tempo e aproveitou para tirar dúvidas sobre as novas tecnologias de plantio e colheita.

No final das atividades foram distribuídas aproximadamente mil hastes das variedades Jarina e Poti Branca e da variedade Kiriris, que é tolerante à podridão de raízes, uma das principais doenças que afeta a cultura da mandioca no Nordeste brasileiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.